O famoso “jeitinho manauara” traz uma série de gírias, costumes e jeitos que completam o cotidiano dos habitantes de Manaus
O amazônida é um povo caloroso e acolhedor. Isso não é novidade. Mas o manauara leva a um nível mais alto. Afinal, para uma conversa ser agradável é preciso ter o toque.
Foto: Reprodução / Freepik
2 – Quem disse que rede é apenas para um descanso momentâneo? Os manauaras gostam mesmo é de dormir em redes.
E você? Tem rede? Foto: Reprodução
3 – Farinha de mandioca? Essencial para a sobrevivência do manauara. Vai bem com peixe frito, carne, frango e açaí. Vish! Combina com mais um milhão de alimentos.
Vai um pouco de farinha de mandioca? Foto: Divulgação
4 – Já pediu informação de um manauara? (risos) Só na base do biquinho.
5 – Guarda-chuva para períodos chuvosos? Não. Em Manaus, a famosa ‘sombrinha’ é acessório indispensável. Afinal, não é todo mundo que aguenta um sol de 40º C.
Melhor momento do dia é o entardecer. O motivo? Não tem sol. Foto: Reprodução/ Pixabay
6 – Falando em clima. Quem nunca tirou aquela blusa de manga longa quando os termômetros de Manaus marcaram 20° C (eita, saudade).
Onde estão suas roupas de frio? – Foto: Reprodução / Freepik
7 – Dançar toadas em todas as épocas do ano. O manauara adora dançar o dois pra cá e dois pra cá dos bumbás. Seja no Carnaval com o ‘Carnaboi’ ou no aniversário da cidade ‘Boi Manaus’.
Foto: Reprodução / Catraca Livre
8 – Tratar as pessoas como irmão. Quem nunca ouviu um ‘Ei, Mano’ ou ‘Maninho’?
9 – Quem nunca desafiou a sorte comprando aqueles super combos dos terminais de passageiros? Lembra? Suco e salgado por R$1.
Quem nunca? Foto: Reprodução / Lucas Silva