Manaus 30º • Nublado
Terça, 31 Janeiro 2023

Saiba curiosidades sobre o município de Mazagão

Saiba curiosidades sobre o município de Mazagão

Comemorando 253 anos, o município de Mazagão fica localizado na região sul do estado do Amapá. A origem da cidade surgiu no dia 23 de janeiro de 1770, com a fundação de Mazagão Velho pela Coroa Portuguesa, para abrigar famílias vindas da Mazagão Africana, uma colônia portuguesa no Marrocos que foi desativada para ser transferida para o Brasil.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município conta com uma população de 22.468 em uma área territorial de 13.294,778km².

Atualmente, a cidade é conhecida como Mazagão Novo e fica a cerca de 32 quilômetros da capital Macapá. A cidade é conhecida pelas festividades religiosas e culturais, sendo a mais conhecida a Festa de São Tiago, que acontece entre os dias 16 a 26 de julho, no Distrito de Mazagão Velho. 

Foto: Philippe Gomes/Secom

 Mazagão, o "Marrocos" da Amazônia

Uma das curiosidades de Mazagão é que durante a sua origem, a cidade era 'Marrocos' na Amazônia. Mazagão Velho só foi fundado com o intuito de abrigar famílias da Mazagão africana, uma colônia portuguesa que ficava localizada no Marrocos e foi desativada para ser transferida para o Brasil.Na região Norte da África, na área geográfica dos reinos do Marrocos e Mauritânia, existiam conflitos entre portugueses, cristãos e árabes mulçumanos. A razão para o Marquês de Pombal, ministro do rei Dom José I, desativar a Mazagão Africana, foi em detrimento da 'Guerra Santa' que aconteceu naquela região. Nesse contexto, foi criada a Mazagão Amazônica, no Amapá, com o intuito de abrigar famílias portuguesas residentes até então na África, acompanhadas por seus escravos, que se tornaram agricultores da região.

Saiba mais: Você sabia que existe um "Marrocos" na Amazônia?

Foto: Reprodução/Prefeitura de Mazagão-AP

 A origem do nome Mazagão é controversa

Existe uma certa discussão acerca do nome e seu significado. Especialistas apontam que Mazagão seja uma expressão em língua árabe "El ma Skhoun", que representa o sentido de "água quente. Entretanto,existe outra versão que aponta que o nome seja de origem berbere, registrado pelo geógrafo Muhammad Al-Idrisi, no século XI, o nome original pronunciado como "Mazergan" com o significado de "amolar".

 A cidade perdida de Mazagão Velho

Em 2003, as primeiras construções de Mazagão Velho receberam trabalhos de escavação da equipe do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em convênio com o governo do Amapá.

As pesquisas resultaram na descoberta das ruínas de uma igreja que data da fundação da vila e 52 ossadas dos primeiros moradores da região, enterradas nos alicerces. A igreja mede 40 metros de comprimento e 12,8 metros de largura, chegando a 17,9 metros onde ficava o altar-mor. A igreja foi abandonada porque acabou tombando. É uma igreja muito grande, sobretudo para a época.

Foto: Gabriel Penha/G1 Amapá

Veja mais notícias sobre Amapá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 31 Janeiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/