Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 01 Outubro 2020

Hemoap busca doação de sangue dos tipos B+ e O+; saiba como ajudar

A pandemia também afetou o estoque de sangue do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), no Centro de Macapá. Devido as medidas de isolamento social, houve queda nas doações e o reflexo foi a falta dos tipos sanguíneos B+ e O+.

Em razão disso, a direção busca reposição com urgência desses tipos para que o atendimento aos hospitais estaduais e particulares não seja prejudicado. Os tipos sanguíneos negativos também são necessários, por conta da raridade em encontrá-los.

Foto: Ugor Feio/Arquivo G1

Como faço para doar?

Por agendamento de dia e horário no site "hemoap2.reservio.com". O interessado também pode ir diretamente ao Hemoap, localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com Jovino Dinoá. O horário de funcionamento é de 7h30 as 12h.

  • Quais os requisitos?
  • boas condições de saúde;
  • faixa etária de 16 a 69 anos;
  • acompanhamento de pais ou responsáveis (aos menores de idade);
  • peso mínimo de 50 quilos;
  • estar bem descansando e bem alimentado no dia da doação.

A recomendação é que o doador não leve acompanhantes. Caso tenha sintomas de gripe ou resfriado, a doação só pode acontecer após 14 dias curado. Quem tiver viajado para outros estados nos últimos 30 dias, deve esperar um mês para fazer o ato solidário.

Para garantir a segurança dos doadores, estão sendo seguidas medidas como a permanência de até 1 hora do voluntário dentro do Hemoap, desde a triagem até a doação, e até 8 pessoas por vez na sala de doação.

Veja mais notícias sobre AmapáSaúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 01 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/