Manaus 30º • Nublado
Sexta, 12 Abril 2024

Equinócio das Águas: fenômeno faz dia e noite terem a mesma duração no Amapá

Macapá é a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador. Por causa disso, pelo menos duas vezes ao ano, os habitantes da cidade podem assistir ao fenômeno chamado de Equinócio, uma manifestação em que os raios do sol, no meu movimento aparente, incidem diretamente sobre a Linha do Equador.

Nesse período, os dias e as noites têm a mesma duração em todo o planeta. A ocorrência desse fenômeno se dá em dois momentos: em março, conhecido como Equinócio da Primavera; e em setembro, chamado de Equinócio de Outono.

Marco Zero do Equador. Foto: Reprodução/Governo do Amapá

A palavra 'aequinoctium' vem do latim e quer dizer 'dia igual a noite'. Representa a passagem do Sol pelo Trópico de Câncer (Hemisfério Norte), atravessando a Linha do Equador e indo incidir pelo Trópico de Capricórnio (Hemisfério Sul), onde é realizado um movimento de vai e vem.

Por causa da inclinação de 13º 27' que a Terra sofre, se tem a impressão de que o Sol é que se movimenta, mas na verdade é o Planeta que faz esse evolução. Esse vai-e-vem dura, aproximadamente, no período de 21 de junho a 21 de dezembro.

Para os povos antigos, como os caldeus, fenícios, astecas, maias, incas e egípcios, a posição que o Sol ocupa na linha do horizonte tinha uma grande importância para o dia-a-dia deles.

Era nesta data e nesta exata posição do Sol que eles marcavam o calendário. Era dele que se contava o início para os 365 dias do ano.

Dia e noite tem o mesmo tempo. Foto: Reprodução/Maksuel Martins

Tecnologia 

Atualmente, é através da ajuda do Sistema de Posicionamento Global Carmin (GPS), instrumento que determina posições geográficas (latitude e longitude) por meio de 24 satélites, que se consegue chegar aos dados astronômicos de localização. Antes, o homem só conseguia esses dados com a ajuda do sol e das estrelas.

Em Macapá, o Equinócio pode ser observado do Monumento do Marco Zero. Além dos moradores da capital amapaense, o fenômeno costuma atrair estudiosos e turistas.

No Amapá, devido a estação chuvosa, o equinócio de março foi batizado como Equinócio das Águas, que se justifica pelo aumento do nível das águas favorecido pela atração astral. 

Programação 2023 

A programação do Equinócio das Águas, que marca a mudança de estações nos hemisférios Norte e Sul, ocorrerá na próxima segunda-feira (20), das 8h30 às 20h30, no Monumento Marco Zero do Equador, na Zona Sul de Macapá. Entre as atividades estão oficinas de astronomia, teatro infantil, gastronomia e apresentações culturais.

O fenômeno do equinócio está previsto para ocorrer às 18h24. Confira a programação:

8h30 – Início das visitações de estudantes de escolas públicas com demonstração de experimentos
8h30 - Oficina de astronomia (ministrada pelos alunos do curso superior de física do Ifap). Local: Sala de exposição
10h – Demonstração de técnicas de salvamento em altura em rapel
14h - Oficina de astronomia (ministrada pelos alunos do curso superior de física do Ifap). Local: Sala de exposição
14h30 - Oficina de teatro infantil (contação de lendas e causos do Amapá)
16h - Passeio Cicloturístico - saindo do Museu Sacaca com chegada no monumento Marco Zero
16h30 - Prática de Kitesurf - após passar pelo Canal do Jandiá até o Araxá, os velejadores seguem para o monumento
17h – Apresentações de Grupos de Marabaixo
18h – Solenidade com as autoridades
18h24 - Horário do fenômeno do equinócio
18h30 – Shows artísticos
20h30 - Encerramento 

Veja mais notícias sobre Amapá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 12 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/