Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Segunda, 26 Julho 2021

Conheça a cachalote; espécie de baleia que encalhou na costa do Amapá

No dia 8 de maio, ribeirinhos da região costeira do Amapá (próximo ao arquipélago do Bailique) encontraram uma carcaça de uma baleia-cachalote, que encalhou em uma praia. Este foi o primeiro registro desse tipo da espécie no estado. Por isso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a origem desta baleia e como é o seu comportamento na natureza.

Foto: Reprodução/Oceana

De acordo com o site Oceana, as baleias-cachalote são as maiores da espécie de Odontoceto (baleias e golfinhos com dentes). Podem medir mais de 18 metros de comprimento e pesar 45 toneladas. Foram muito caçadas nos séculos XIX e XX pelo valor da gordura encontrada em seu melão (região da cabeça dos cetáceos formada por gordura, utilizada para a comunicação e ecolocação). Essa gordura era usada para iluminação, lubrificante, cosméticos, cremes, entre outros.

As populações dessa baleia ainda estão se recuperando da caça. Sua longevidade é desconhecida. Mas estima-se que estes animais possam viver mais de 70 anos. Assim como boa parte dos odontocetos, as cachalotes possuem relações sociais fortes, com grupos matriarcais. Serviram de inspiração para o livro "Moby Dick".

A espécie está distribuída em regiões tropicais às subtropicais (fêmea e macho imaturo) e todos os oceanos, com exceção do Ártico. Elas preferem um ambiente pelágico de mar aberto, podendo ser encontrado em grandes profundidades. As cachalotes são carnívoras, alimentam-se principalmente de lulas-gigantes. Podem também se alimentar de raias, tubarões e peixes ósseos de profundidade. 

Veja mais notícias sobre Meio AmbienteAmapá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 26 Julho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/