Manaus 30º • Nublado
Segunda, 04 Março 2024

Após ser arrancada pela cheia do Rio Jari, cruz nazista é restaurada no Amapá

Um dos resquícios da Alemanha nazista no Brasil, a cruz com inscrição alemã e suástica fincada em uma sepultura no meio da Amazônia, foi revitalizada após ter sido arrancada pela cheia do Rio Jari, no ano passado. A sepultura fica localizada próximo ao município de Laranjal do Jari, a 287 quilômetros de Macapá, no Amapá.
Cruz de Joseph Greiner foi revitalizada por um escultor e artista plástico. Foto: Divulgação

A cruz destacada com uma suástica e de quase três metros de altura tem a seguinte frase escrita em alemão: "Joseph Greiner morreu aqui de febre em 2 de janeiro de 1936 a serviço da pesquisa alemã". Segundo historiadores, Greiner era integrante da comitiva alemã que por quase dois anos atuou na Amazônia.

O secretário de cultura de Laranjal do Jari, Jairo Guerreiro, revelou que a prefeitura contou com a participação de um artista plástico para as reformas do monumento.

"Diante dessa circunstância, a gente pegou a cruz e trouxe para a sede do município. Ela passou por um processo de restauração pelo escultor e artista plástico Moisés. E aí, recentemente, fizemos a construção de uma base e devolveu ela para o seu local de origem", detalhou o secretário.

Registros feitos à época mostram trabalho de pesquisadores alemães — Foto: Reprodução

O monumento com símbolos nazistas fica há cerca de uma hora de barco de Laranjal do Jari. Segundo os historiadores, Joseph Greiner, a quem pertence o local de sepultamento onde a cruz foi fincada, foi contratado em 1935 pra ser um dos líderes do grupo de alemães que vieram estudar a região amazônica. O objetivo seria implantar uma base nazista para possibilitar uma invasão à Guiana Francesa.

Veja mais notícias sobre Amapá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 04 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/