Amapá confirma circulação da nova variante brasileira da Covid-19 no estado desde janeiro

Waldez Góes endossou que a presença da nova variante está ligada diretamente ao aumento de novos infectados e internações

O governo do Amapá confirmou nesta quarta-feira (10) registros de infecção de pacientes do estado com a variante brasileira do coronavírus, conhecida como P1, ou “variante de Manaus”. A amostra positiva foi coletada em janeiro, informou o governador Waldez Góes (PDT).

Foto: Rogério Lameira/Rede Amazônica

 A primeira amostra positiva foi coletada numa Unidade Básica de Saúde de Macapá e analisada pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), de Belém, no Pará.

O governador endossou que a presença da nova variante está ligada diretamente ao aumento de novos infectados e internações. Atualmente, a ocupação de leitos de UTI na rede pública está em torno de 40%.

“O avanço desta variante é apontado pelos especialistas como uma das razões para a explosão de casos no país e consequente pressão no sistema de saúde, por isso decretamos novas medidas de proteção à vida dos amapaenses e estamos atuando no reforço da assistência hospitalar”, declarou.

O Ministério da Saúde emitiu no dia 2 de fevereiro uma Nota Técnica para os estados e o Distrito Federal sobre a nova variante do SARS-CoV-2 identificada no Brasil e que pode ser até 2,2 vezes mais transmissível do que as outras variantes do vírus.

O documento traz informações sobre as características da nova variante do Amazonas (VOC P.1), orientações e recomendações de medidas que devem ser adotadas e intensificadas pelas secretarias de saúde estaduais, a fim de monitorar e evitar a propagação da nova variante.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade