Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quarta, 30 Setembro 2020

Urap de Rio Branco passa a fazer testes e atender pacientes com sintomas leves de Covid-19

A Unidade de Referência de Atenção Primária (Urap)Maria Barroso, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco, passa a atender e fazer testes em pacientes com sintomas leves do novo coronavírus. Os atendimentos começam nesta segunda-feira (25) sem agendamentos.

Ao G1 Acre, a prefeita Socorro Neri confirmou que a unidade passou por uma adaptação para atender os moradores. A Urap dispõe de uma sala de observação com quatro leitos, oxigênio, aparelho de raio X, eletrocardiograma e testes rápidos, que devem ser disponibilizados apenas para idosos e gestantes com mais de oito dias de sintomas do novo coronavírus.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Branco

Antes de começar a atender, a unidade passou por uma adaptação para garantir o distanciamento entre os pacientes.

Além disso, as equipes vão realizar exames de PCR, ureia e creatinina, que servem como base para diagnóstico de Covid-19. A Urap vai atender das 7 às 19h, sendo inicialmente de segunda à sexta-feira.

A coordenadora da unidade, Leilane Camargo, disse que o paciente, ao chegar na unidade, vai passar por uma barreira sanitária, com higienização de álcool em gel, uso de máscara se não tiver, e depois vai para triagem com um técnico de enfermagem ou enfermeiro.

"Vão verificar a temperatura, pressão e oximetria. Dependendo dos parâmetros dele, se precisar de um atendimento mais urgente vai ser encaminhado para consulta médica. Vai passar por uma classificação de risco que o enfermeiro vai avaliar o caso dele. Se for uma síndrome gripal leve, e o paciente não tiver nenhum fator de risco, doença crônica pode ser consultado pelo enfermeiro", acrescentou a coordenadora.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Branco

Caso seja um paciente com doenças crônicas e tenha sintomas mais moderados, ele vai ser levado direto para a consulta médica para o profissional solicitar algum tipo de exame laboratorial. Leilane frisou que o resultado sai em torno de uma hora e meia.

"Dependendo das condições dele vai aguardar na própria unidade, na sala de espera e após sair o resultado vai ser reavaliado pelo médico e fechar o diagnóstico. Se for o diagnóstico de Covid-19 e tiver a necessidade de ficar em observação, temos uma sala de medicação com quatro leitos, vai tomar as medicações e, se tiver a necessidade de fazer um eletrocardiograma, temos na unidade", complementou.

Transferência

Em situações mais graves, a coordenadora disse que o paciente vai ser estabilizado na unidade e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será acionada para encaminhar o paciente para o hospital de referência no atendimento à doença.

"Pacientes com sintomas graves precisam ser atendidos no hospital de referência.Os que tiverem os sintomas leves vão sair da unidade medicados e com a receita para dar continuidade ao tratamento, vão ser orientados a ficarem em isolamento social por 14 dias e serão monitorados pela equipe. Dependendo do bairro que mora, vamos entrar em contado com a unidade de referência para continuidade do tratamento dele", concluiu.

Veja mais notícias sobre AcreSaúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 30 Setembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/