Sesacre orienta doadores de sangue a irem ao Hemoacre antes de tomar vacina contra Covid-19

Segundo a coordenadora de Capacitação de Doadores do Hemoracre, Quésia Nogueira: “caso o doador se vacine antes de doar sangue, só vai poder doar novamente 48 horas após ser vacinado”.

Considerando a importância da doação de sangue e também da vacinação contra a Covid-19, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), orienta os doadores de sangue a irem ao Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoacre) antes de tomarem a vacina contra o vírus.


O procedimento é explicado pela coordenadora de Capacitação de Doadores do Hemoracre, Quésia Nogueira: “A vacina coronavac é de vírus atenuado, dessa forma, a pessoa pode doar sangue e ser vacinada a qualquer momento; porém, caso o doador se vacine antes de doar sangue, só vai poder doar novamente 48 horas após ser vacinado”.
Doadores de sangue devem ir ao Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoacre) antes de tomarem a vacina contra o vírus Foto: Arquivo/Secom

De acordo com a gerente-geral da Hemoracre, Josiane Bezerra, dependendo do número de doadores que forem vacinados, as 48 horas podem ocasionar uma grande redução de bolsas de sangue em estoque e prejudicar o tratamento de pacientes.

“São pacientes que estão acometidos pela covid-19, dengue, câncer, e necessitam de plasma e plaquetas para o tratamento. A doação é necessária também para as cirurgias de urgência e eletivas, assim como o tratamento de crianças e adultos que estão em luta contra o câncer, por isso nossa orientação e solicitação é que as doações sejam antes da vacina”, destacou a gerente-geral. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade