Uma pesquisa realizada pelo projeto ‘Hoje tem festa de boi’ aponta a existência de mais de 120 bois-bumbás em 23 cidades do Estados
A tradição de brincar de boi, especialmente nos meses de junho e julho, no estado do Amazonas, remete de imediato ao Festival Folclórico de Parintins, com os bois Caprichoso e Garantido. Mas não é só na ilha e em Manaus que os festejos acontecem. Uma pesquisa realizada pelo projeto ‘Hoje tem festa de boi’ aponta a existência de mais de 120 bois-bumbás em 23 cidades do Amazonas.
As danças e encenações dramáticas folclóricas, que carregam traços das culturas europeia, afrobrasileira e indígena, constituem um bem cultural imaterial. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, as três variações mais populares do folguedo são o Boi de Terreiro, o Boi de Rua e o Boi de Arena.
Pensando em contar as histórias e características de cada bumbá do Amazonas, os idealizadores do projeto, os artistas plásticos Marcelo Ramos e Leandro Tapajós, criaram o site hojetemfestadeboi.com.br com esse mapeamento.
Responsável pela direção de arte e conteúdo da página, Leandro Tapajós destaca a importância da internet para dar visibilidade à tradição folclórica do Boi Bumbá vivida no interior do Amazonas.
Leandro Tapajós ressalta ainda que o projeto carrega as raízes culturais do povo amazonenses e tem o objetivo de levar esses valores para todo o país.
O mapeamento mostrou ainda que a diversidade de gênero e orientação sexual está presente no folclore amazônico. O Boi Grelhação, que será lançado na próxima semana, em Manaus, é o mais novo bumbá a levantar a bandeira LGBTQI+.
- Amaturá: Mimosinho e Corre-campo
- Atalaia do Norte: Mangangá
- Autazes: Filho da Mata, Estrelinha, Corre-Fama, Caprichoso, Garrote Mineirinho e Garrote Douradinho
- Barreirinha: Touro Branco e Touro Preto
- Benjamin Constant: Corajoso e Mangangá
- Boa Vista do Ramos: Mina de Ouro e Tira Fama
- Borba: Bois Corajoso e Corre Campo
- Coari: Corre-Campo, Garantido, Raio de Prata e Estrelinha
- Fonte Boa: Corajoso e Tira-Prosa
- Itacoatiara: Sangue Azul, Diamante Negro, Flor do Campo, Pai do Campo, Treme-Terra, Tira-Fama, Tira-Fama (mirim), Tira-Teima, Vencedor (mirim), Estrela de Nazaré (mirim), Mina de Ouro (mirim), Teimosinho, Douradinho, Douradinho (mirim), Turino;Garantido (mirim), Garrote Negro (mirim) e Carente do Centro IEBEM.
- Itapiranga: Surubim, Mineirinho, Malha de Ouro (mirim), Tita-Fama, Getúlio do Amazonas, Brilhante (mirim), Estrela da Noite (mirim), Flor do Campo (mirim), Atrevido (mirim) e Corajoso
- Lábrea: Guerreiro e Estrela do Mar
- Manaus: Brilhante, Garanhão, Filho do Sol, Corre Campo, Garrote Filho do Campo, Garantido de Manaus, Tira-Prosa, Tira-Fama, Amazonas, Estrela do Norte, Amado, Garrote Estrelinha, Garrote Marronzinho, Garrote Malhado, Estrela D’Alva (mirim), Cinco Estrelas, Vencedor, Rica Prenda, Boi Pai do Campo, Beija-Flor, Malhadinho, Campineiro, Caprichoso e Tira-Teima
- Maués: Campineiro, Douradinho, Mimosinho, Dois de Ouro, Da Dona Doca, Jandirico e Pintadinho.
- Manicoré: Caprichoso, Corre-Campo e Canarinho
- Nova Olinda do Norte: Corre Campo e Diamante Negro
- Parintins: Boi-Bumbá Garantido , Boi-Bumbá Caprichoso, Boi-Bumbá Mirim Tupy, Boi-Bumbá Mirim Mineirinho , Boi-Bumbá Mirim Estrelinha , Boi-Bumbá Mini Garantido ,Boi-Bumbá Mini Caprichoso, Boi-Bumbá Boiola ,Boi-Bumbá Rasgadinho, Boi-Bumbá Espalha Emoção , Boi-Bumbá Touro Branco , Boi-Bumbá Pingo de Ouro (Agrovila do Caburi), Boi-Bumbá Charmosinho (Agrovila do Caburi) e Boi-Bumbá Famoso (Agrovila do Caburi)
- Silves: Malhadinho e Estrelinha de Nossa Senhora
- Urucurituba: Estrela Azul e Mina de Ouro
- Careiro: Diamante Negro e Malhadinho
- Japurá: Gitinho e Viramundo
- Pauini: Estrelinha e Glorioso
- Nhamundá:Boi Filândinha