Manaus 30º • Nublado
Segunda, 29 Novembro 2021

Acre registra mais de 300 focos de incêndio na primeira semana de outubro

capturar
Dados de monitoramento de incêndio de órgãos ambientais do Acre mostram que a primeira semana de outubro terminou com 311 focos de incêndios detectados por satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O acumulado de janeiro até 7 de outubro já está em 8.006 registros.
Foto: Juan Diaz/Arquivo pessoal

Os municípios de Feijó e Tarauacá foram os que apresentaram o maior número de focos, com 1.477 e 998 respectivamente.

Nos nove primeiros meses de 2021, o estado do Acre registrou 7.695 focos acumulados. Esse é o maior número de queimadas dos últimos 11 anos, segundo dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Somente em setembro foram contabilizados 3.982 focos, o que deixou o Acre em 5º lugar no ranking dos que mais queimaram no país. Se comparado o período de janeiro a setembro, o estado ficou entre os 10 estados com maiores números de focos acumulados.

Entre janeiro e setembro do ano passado, o estado tinha registrado 7.401 focos acumulados, o que representa um aumento de 4% nas queimadas em um ano. Já em setembro de 2020, o Acre tinha fechado o mês com 3.357 focos, representando um aumento de 18,62% este ano. 

Fogo nas reservas

Os dados mostram que há um número alto de incêndio em projetos de assentamento e propriedades particulares, com 1.677 e 1.819 focos. O número de casos nas unidades de conservação também é de 1.590

Um relatório da pesquisa de monitoramento da Universidade Federal do Acre (Ufac) mostra que de junho a setembro deste ao, o Acre já queimou 200 mil hectares, sendo que Feijó lidera em queimadas. Terras da União concentram 31% do total mapeado, sendo que a Resex Chico Mendes ocupa 61% das queimadas ocorrido nas Unidades de Conservação

A qualidade do ar no Acre ficou fora do limite recomendo pela Organização Mundial da Saúde por 25 dias.

Veja mais notícias sobre Acre.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/