Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 29 Outubro 2020

Acre: analista de sistemas cria caneca personalizada com 'QR Code'

Apreciador de café e também das culturas de outros estados quando viaja, o empresário e analista de sistemas Caique Marques, de 27 anos, criou uma caneca personalizada que une exatamente estes elementos que tanto aprecia e de forma educativa, porque conta a história do Acre por meio de um 'QR Code' que pode ser acessado pelo celular.

Na caneca, que ainda é nova, mas cheia de personalidade, está gravada uma caricatura de Plácido de Castro que liderou a Revolução Acreana, em 1902, luta que resultou na incorporação do território do Acre ao Brasil. E o código que permite o acesso a um site que também foi criado por Marques, onde tem parte desta história do estado.

"Tudo surgiu porque o nosso estado é visitado por muitas pessoas de fora e geralmente quem é daqui quando faz alguma viagem, por ter amigos e familiares que residem em outros estados, há o costume de levar um produto ou alguma lembrança para essas pessoas. E observei que sempre era a mesma coisa, eram montados pacotinhos de doces, camisa, ou algo do tipo e nunca mudava", observa.

Foto: Divulgação

Depois de algumas viagens e apreciar a cultura das pessoas em outros estados, o empresário resolveu criar algo que fosse não só bonito, mas útil também, foi quando surgiu a ideia da caneca. A história do Acre é outra singularidade que chama atenção dele que pensou em tornar conhecida, já que gosta de conhecer outras histórias.

"A história do Acre é muito bonita e poucas pessoas conhecem. Tanto quem mora aqui quanto pessoas que residem em outros estados. Numa caneca que você pode tomar o seu café, um chá, água, enfim qualquer tipo de líquido e também pode tornar um instrumento de decoração é algo multifuncional. E, por que não tornar isso um produto educativo, alinhando tecnologia com educação e história?", questiona.

Foi daí que surgiu a ideia de colocar na caneca o QR que é ligada ao site que também foi criado por Marques, onde é contada parte da história de Acre.

Foto: Divulgação

Como tudo começou

A ideia surgiu em setembro do ano passado. Foram pelo menos cinco meses estudando a ideia, produzindo procurando por fornecedor, testes, entre outros detalhes. Só em fevereiro de 2020, ele começou a vender as canecas que custam R$ 60. As vendas são feitas de forma on-line.

"É um produto exclusivo, original e nela está a caricatura de Plácido de Castro. Então, a pessoa que quiser saber mais, pode pegar o celular apontar para o QR Code e lá ela vai encontrar parte da história do Acre com algumas imagens, informações e tudo", conta.

A ideia, de acordo com Marques, é ir melhorando o site e atualizar as informações com mais dados ao longo do tempo.

Além disso, ele se orgulha por ter criado um produto exclusivo e genuinamente acreano. A ideia é fazer um produto colecionável e o empresário diz que devem vir mais opções que já estão nos planos dele.

"Foi todo desenvolvido por mim e apenas a arte que contratei uma pessoa para fazer. É sustentável, original, acreano e educativo, principalmente isso porque a gente precisa fomentar mais a história do nosso estado que tem uma história muito bonita", conclui.

Veja mais notícias sobre AcreCidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 29 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/