Última chamada: inscrições para o concurso literário ‘Conta um Conto’ encerram nesta sexta (21)

Crianças e adolescentes de toda Amazônia, de 09 a 14 anos, podem participar do concurso e concorrer a prêmios como computadores e smartphones.

Um dos destaques da terceira edição do projeto ‘Cidade do Jazz‘ é o concurso literário ‘Conta um conto’, uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica (FRAM) que tem por objetivo incentivar a leitura e a escrita de crianças e adolescentes da Amazônia. O tema escolhido para o ano de 2023 é ‘Amazônia sem fome’ e as inscrições encerram nesta sexta-feira (21), às 23:59.

O concurso acontece a cada dois anos. Na edição de 2021 o tema foi “Minha casa, meu mundo” e contou com a participação de seis Estados da região.

“Foi extremamente importante perceber que, apesar do tema refletir uma realidade nova naquele momento, as crianças conseguiram expressar exatamente como viviam e se sentiam diante de todo aquele contexto de limitações impostas pela pandemia”,

afirma a diretora administrativa da FRAM, Marcya Lira.

Após dois anos, a proposta agora é outra: refletir sobre a realidade da fome que assola milhões de pessoas em todo o Brasil, incluindo os que vivem no bioma Amazônico. “̃É muito importante nos dispormos a entender o que se passa na mente de uma criança, principalmente no que se refere a um tema tão sensível como o da fome”, destaca Marcya Lira.

Foto: Morgana Rodrigues

Curadoria 

O professor Mário Silva, do Centro de Estudos Evolução, é um dos grandes parceiros da Fundação Rede Amazônica, ele é o responsável pela curadoria dos contos e explica sobre os principais critérios de avaliação: “A avaliação será feita, capacidade de imaginação, capacidade de redação e a maneira de se expressar”.

É importante ressaltar que o concurso possui duas categorias: a categoria Amazonas e a categoria Amazônica, que compreende os alunos dos Estados: Pará, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso.

Cerimônia de Premiação 

Segundo a coordenadora do projeto Cidade do Jazz, Debora Holanda, a cerimônia de premiação está marcada para acontecer no dia 21 de Agosto, no auditório do Grupo Rede Amazônica, localizado no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus. Na ocasião, conforme previsto no regulamento, os autores selecionados de cada categoria serão contemplados com computadores e smartphones.

Principais parceiros

O concurso literário ‘Conta um Conto’ faz parte das atividades do projeto Cidade do Jazz 2023, que recebe o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Supermercados DB e Apa Móveis, e também tem como parceiros, a Bemol e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia- IDESAM.

Para ficar por dentro de todas as atividades do projeto Cidade do Jazz e do Concurso literário ‘Conta um Conto’, basta acessar a FRAM ou acompanhar as nossas redes sociais.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade