Última chamada: inscrições para o concurso literário ‘Conta um Conto’ encerram nesta sexta (21)

Crianças e adolescentes de toda Amazônia, de 09 a 14 anos, podem participar do concurso e concorrer a prêmios como computadores e smartphones.

Um dos destaques da terceira edição do projeto ‘Cidade do Jazz‘ é o concurso literário ‘Conta um conto’, uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica (FRAM) que tem por objetivo incentivar a leitura e a escrita de crianças e adolescentes da Amazônia. O tema escolhido para o ano de 2023 é ‘Amazônia sem fome’ e as inscrições encerram nesta sexta-feira (21), às 23:59.

O concurso acontece a cada dois anos. Na edição de 2021 o tema foi “Minha casa, meu mundo” e contou com a participação de seis Estados da região.

“Foi extremamente importante perceber que, apesar do tema refletir uma realidade nova naquele momento, as crianças conseguiram expressar exatamente como viviam e se sentiam diante de todo aquele contexto de limitações impostas pela pandemia”,

afirma a diretora administrativa da FRAM, Marcya Lira.

Após dois anos, a proposta agora é outra: refletir sobre a realidade da fome que assola milhões de pessoas em todo o Brasil, incluindo os que vivem no bioma Amazônico. “̃É muito importante nos dispormos a entender o que se passa na mente de uma criança, principalmente no que se refere a um tema tão sensível como o da fome”, destaca Marcya Lira.

Foto: Morgana Rodrigues

Curadoria 

O professor Mário Silva, do Centro de Estudos Evolução, é um dos grandes parceiros da Fundação Rede Amazônica, ele é o responsável pela curadoria dos contos e explica sobre os principais critérios de avaliação: “A avaliação será feita, capacidade de imaginação, capacidade de redação e a maneira de se expressar”.

É importante ressaltar que o concurso possui duas categorias: a categoria Amazonas e a categoria Amazônica, que compreende os alunos dos Estados: Pará, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso.

Cerimônia de Premiação 

Segundo a coordenadora do projeto Cidade do Jazz, Debora Holanda, a cerimônia de premiação está marcada para acontecer no dia 21 de Agosto, no auditório do Grupo Rede Amazônica, localizado no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus. Na ocasião, conforme previsto no regulamento, os autores selecionados de cada categoria serão contemplados com computadores e smartphones.

Principais parceiros

O concurso literário ‘Conta um Conto’ faz parte das atividades do projeto Cidade do Jazz 2023, que recebe o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Supermercados DB e Apa Móveis, e também tem como parceiros, a Bemol e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia- IDESAM.

Para ficar por dentro de todas as atividades do projeto Cidade do Jazz e do Concurso literário ‘Conta um Conto’, basta acessar a FRAM ou acompanhar as nossas redes sociais.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Estudo destaca aprendizados sobre sistemas de concessões florestais entre Brasil, Indonésia e Congo

Boletim técnico do Imaflora analisou desafios e descortinou oportunidades do modelo nos países BIC, destacando estratégias para manejo sustentável, inclusão social e governança.

Leia também

Publicidade