Construtores de sonhos: saiba como é o trabalho dos cenógrafos no FAO

A cenógrafa Georgia Massetani, há 15 anos contribui com o Festival Amazonas de Ópera, em Manaus, conta tudo que envolve este tipo de trabalho.

O trabalho dos cenógrafos no FAO. Georgia Massetani. Foto: Diego Andreoletti/Amazon Sat

Quem assiste a um espetáculo de ópera geralmente se encanta com as vozes poderosas, os figurinos deslumbrantes e a grandiosidade da música. Mas por trás do brilho do palco existe um trabalho minucioso, artesanal e intenso: a cenografia.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp 

saiba como é o trabalho dos cenógrafos
Detalhes da cenografia ‘As Bodas de Fígaro’. Foto: Divulgação

Leia também: Festival Amazonas de Ópera: conheça o trabalho dos cenógrafos do espetáculo

É nesse cenário — literalmente — que atua a cenógrafa Georgia Massetani, que há 15 anos contribui com o Festival Amazonas de Ópera (FAO), em Manaus (AM).

Neste ano, Georgia está à frente de dois cenários principais, além de ter contribuído com a direção de arte de alguns concertos. “Mesmo em apresentações menores é importante que os objetos de cena estejam presentes. Isso ajuda o público a perceber como eles se relacionam com a movimentação cênica”, destaca.

Confira a importância deste trabalho para o FAO:

Ópera em Rede

O Ópera em Rede é um projeto que tem como objetivos democratizar o acesso à música lírica e a valorização da cultura amazônica, realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), com o apoio de: Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM), Governo do Amazonas e Amazônica Net.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Tsimane, a comunidade indígena na Bolívia em que as pessoas envelhecem mais lentamente

A alimentação natural, o contato direto com a floresta e a rotina de atividades físicas são alguns dos fatores considerados determinantes para a longevidade dos Tsimane.

Leia também

Publicidade