Foto: João FIgueiredo/Arquivo Pessoal
A 54ª Expofeira do Amapá já demonstra sucesso antes mesmo de sua abertura oficial, neste sábado (30). A maior vitrine de negócios sustentáveis da Amazônia, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, movimenta a economia local, gera empregos e atrai visitantes de diferentes regiões do Brasil e do exterior, com mais de 90% de ocupação na rede hoteleira.
De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), os dados são referentes aos nove dias de programação e refletem diretamente na importância do evento realizado pelo Governo do Amapá. A 54ª Expofeira deve receber delegações de outros estados brasileiros e de países como China e Guiana Francesa, fortalecendo o turismo de negócios e a integração internacional.
“A Expofeira é uma vitrine do potencial produtivo do nosso estado, e os números mostram que o turismo de eventos é um segmento estratégico para o crescimento da economia. Temos turistas de vários estados e até de países vizinhos que vêm prestigiar a feira e movimentar nossa rede de serviços”, destaca a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Amapá (ABIH-AP), Ricardo Bueno, reforçou que o evento representa um marco para o setor de hospedagem e para a economia estadual. Segundo Bueno, os hotéis da capital estão totalmente ocupados, e as hospedagens na região metropolitana já beiram os 100% de lotação.
“A 54ª Expofeira tem gerado uma movimentação econômica muito positiva no Amapá. Estamos com os hotéis lotados, o que impulsiona toda a cadeia produtiva, desde a alimentação até o turismo. É gratificante perceber esse impacto e ver que eventos desse porte estimulam investimentos no setor, garantindo que os visitantes se sintam bem acolhidos em nosso estado”, ressaltou Bueno.
Centro de Atendimento ao Turista (CAT)
Durante a 54ª Expofeira do Amapá os visitantes serão contemplados com o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), para que possam oferecer informações e orientações para que aproveitem ao máximo o evento e a capital amapaense.
O CAT será um ponto estratégico de apoio ao público, com serviços que vão desde a divulgação da programação diária até indicações de passeios e locais para degustar as iguarias típicas da região. A iniciativa busca fortalecer o turismo e ampliar a experiência dos visitantes na maior vitrine de negócios sustentáveis da Amazônia.
Expofeira na Rede
A Expofeira na Rede tem o objetivo de valorizar e ampliar o impacto social, cultural, econômico e turístico da tradicional ExpoFeira do Amapá. É uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM), com apoio do Grupo Equatorial, Tratalyx e Governo do Amapá.
