Segunda maior festa cultural de Parintins, no Amazonas, o Carnailha é marcado pela irreverência e diversão dos blocos carnavalescos na avenida. Além da alegria que contagia o público com diversos temas levados para a avenida, homenagens também fazem parte dos enredos do evento carnavalesco.
Na edição de 2026, três personalidades da cultura popular da Amazônia são homenageados por blocos do grupo Irreverente: David Assayag, Wanderley Andrade e Gabriela Guarani.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
As trajetórias de cada homenageado são marcadas pela representatividade. Uma das personalidades escolhidas é Gabriela Guarani, cuja trajetória é marcada não só pela representatividade, mas por referência e diversidade, sendo vista como um símbolo de luta, resistência e afirmação social.
Trans e indígena, a história da artista foi agraciada com uma homenagem do bloco Pantera Cor de Rosa, do grupo Irreverente, na avenida do Circuito Carnailha.

Quem é Gabriela Guarani?

Conhecida como a ‘Guerreira da Diversidade’, Gabriela Guarani Jacaúna é uma personalidade referência LGBTQIAPN+ em Parintins. Ativista da causa trans, a jovem de 23 anos possui uma trajetória marcada por desafios, mas também de muitas conquistas e afirmação social.
Indígena da etnia Guarani Mbya, Gabi é dançarina do Boi Caprichoso há mais de 10 anos e foi da brincadeira do boi-bumbá que a artista deu os seus primeiros passos no mundo artístico e hoje é uma das figuras de destaque do cenário cultural parintinense.
No entanto, a luta para consolidar seu nome e espaço na sociedade não foi fácil.
Desde jovem, exerceu várias profissões em busca do seu sonho: trabalhou de vendedora de flau (dindin, geladinho ou sacolé) à catadora de papelão. O sacrifício rendeu frutos e, hoje, além de artista reconhecida, Gabriela é comunicadora.
Homenagem no Carnailha 2026
A presidente do bloco Pantera Cor de Rosa, Vanessa Aguiar, destacou que a história de luta e vitória de Gabi Guarani precisa ser contada, por isso que o intuito do enredo este ano é destacar a trajetória da artista.

“A Gabi Guarani tem uma história muito bonita, de luta e vitória. Chegou o momento dela brilhar no Carnailha,vamos levar muita alegria, irreverência e um desfile grandioso”, afirmou a presidente.
O que diz a homenageada
“Fiquei muito feliz com a escolha do Pantera Cor de Rosa em contar a minha história. Mais uma vez, o bloco acerta porque ele não leva para avenida o formato caricato, ele leva a luta, o orgulho e a respeito pela diversidade. Uma combinação que deu certo porque eles me respeitaram pelo fato de eu ser uma mulher trans, indígena, de mulher batalhadora, então, estou muito grata”, agradeceu.

Leia também:
- Homenageados do Carnailha 2026: David Assayag, a voz da Amazônia
- Homenageados no Carnailha 2026: Wanderley Andrade, o Príncipe do Brega
Carnaval Amazônico
O projeto Carnaval Amazônico é uma iniciativa do Grupo Rede Amazônica que conecta o público com a essência do Carnaval da região Norte, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas.
