As ações acontecem até a próxima sexta-feira, 23, onde será comemorado o 9º aniversário do Programa Família que Acolhe.
A Semana do Bebê é uma das estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedida do Brasil. Em Boa Vista, o evento está na sua 6ª edição, com o tema “Fortalecendo o cuidado para o desenvolvimento do bebê”, as ações acontecem até sexta-feira, 23.
Durante essa semana, a Prefeitura de Boa Vista montou uma programação especial envolvendo alunos, beneficiárias e usuários dos equipamentos públicos no entorno do bairro Pintolândia (macroárea 7), como Unidades Básicas de saúde, escolas municipais, Centro de Referência Assistência Social, Parque Germano e sede do FQA. O evento de encerramento será o 9º aniversário do Programa Família que Acolhe (FQA).
O objetivo da semana é promover e assegurar a atenção e o cuidado na primeira infância (fase que vai da gestação até os seis anos de vida), para o desenvolvimento pleno da criança através de ações intersetoriais. Para o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, uma mobilização maior nesta semana leva a sociedade e gestores públicos a refletirem sobre a importância de se investir nos primeiros anos de vida.
“A Semana do Bebê está atrelada ao aniversário do Família que Acolhe, criado em 2013. Um programa de desenvolvimento integral da criança com foco desde a gestação até os seis anos de idade, período principal da vida de qualquer ser humano. São seis dias de programação com oficinas específicas para pais, mães, gestantes e as crianças. Vamos conscientizar toda a população e os gestores públicos para entenderem a importância do desenvolvimento da primeira infância”, disse.
Desde 2013, a Semana do Bebê faz parte das ações estratégicas no município de participação social e primeira infância do Selo UNICEF, onde Boa Vista vem cumprindo todas as metas para seguir rumo a conquista do 4º SELO (edição 2021-2024). Por isso a importância da prefeitura promover as ações como esta na cidade.
“Essa é uma ação intersetorial, que envolve as secretarias de Projetos Especiais, Gestão Social, Educação e Saúde. Fizemos uma abertura com um show lúdico para as crianças e pais com a proposta de chamar atenção para o cuidado com a primeira infância”, disse a secretária municipal de Projetos Especiais, Andréia Neres.
A microempreendedora, Ellen Tassiana, é beneficiária do Programa Família que Acolhe há dois anos e junto com o pequeno Carlos Emanuel, de 1 ano, se divertiu no show de abertura. “É muito importante essa interação para as crianças. Participo dos encontros do programa desde a gravidez. Ele é meu primeiro filho, e na minha gestação eu tinha vários tabus e procurei me informar. Os encontros até hoje me ajudam muito”, disse.