Em 2021, a prefeitura de Manaus, por meio da Semtepi, ficou em primeiro lugar no ranking nacional do SINE, com a colocação de 3.615 trabalhadores no mercado.
O Sistema Nacional de Emprego (SINE) foi criado há mais de 40 anos, em 1965, instituído pelo Decreto nº 76.403 de 08.10.76. Sua criação fundamenta-se na Convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) nº 88, que dispõe sobre a organização e manutenção de um serviço público e gratuito de emprego.
Em Manaus, a instituição municipal oferece uma gama de serviços para a comunidade e atende atualmente em dois endereços: na Avenida Djalma Batista (Zona Centro-Sul) e no Shopping Phelippe Daou (Zona Norte).
De acordo com o diretor do SINE Manaus, Pedro Lima, o serviço é como um “RH gratuito”.
“Hoje a gente oferta vagas de emprego, cursos de qualificação e ações que a gente sempre leva no fim de semana para a comunidade. As vagas são ofertadas sempre no site da prefeitura ou no da Semtepi. Nós divulgamos diariamente, em torno de cinco horas da tarde. Mas as pessoas também podem ir direto nos postos de atendimento do Sine, que ficam localizados na Avenida Constantino Nery ou no Shopping Phelippe Daou”,
explica.
Primeiro emprego
Para concorrer a uma das vagas de emprego ofertada pelo SINE Manaus é fácil. Em primeiro lugar o candidato precisa entrar no https://www.manaus.am.gov.br/semtepi/sine-manaus/ para checar as vagas disponíveis. Se preferir, pode ir aos postos de atendimento, com todos os documentos em mãos.
“As pessoas precisam trazer a documentação original: o RG, o CPF, o comprovante de residência e a carteira de trabalho física. Se não tiver a carteira de trabalho física, pode ser a digital. Caso a pessoa tenha dificuldade, a gente também orienta a tirar a carteira de trabalho digital no SINE mesmo. Aí nós fazemos o cadastro dela e acompanhamos o currículo também, analisamos o perfil dela. Caso ela esteja no perfil de uma vaga, nós conseguimos encaminhar para o mercado de trabalho”, afirma o diretor.
Segundo Lima, para lidar com a demanda, a equipe do SINE é composta por profissionais qualificados que dão o apoio necessário para quem deseja entrar no mercado de trabalho.
“Hoje nós temos um time de 15 pessoas, mais ou menos, que trabalha na intermediação de mão de obra. Nós fazemos o recrutamento, seleção e pré-seleção desses candidatos. A empresa solicita da gente uma vaga, manda um perfil desejado. Nós filtramos esses candidatos de acordo com o perfil que a empresa pede”, informa.
Alcance
Em 2021, a prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), ficou em primeiro lugar no ranking nacional do SINE, com a colocação de 3.615 trabalhadores no mercado.
“Nós temos atendimento de em torno de 100 a 150 pessoas em um dia tranquilo, que é um número bem elevado. Em 2021, nós conseguimos ficar em primeiro lugar do Brasil. Conseguimos alcançar a meta de mais de 500 colocados no mercado de trabalho. Em 2022, nós ficamos em terceiro lugar. Esse ano, nós estamos trabalhando para chegar novamente no primeiro”, celebra o diretor.
Os meses mais procurados, segundo dados do SINE Manaus, são junho, julho, agosto. “E também na época de final de ano, que as vagas crescem muito por conta do mercado. As vagas temporárias para o final de ano também sobem muito essa época”, destaca.
Serviço
Posto Constantino Nery
Endereço: Avenida Constantino Nery, Nº 1.272 – São Geraldo (zona Centro-Sul)
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Serviços: Cadastro para vagas de emprego, emissão de Seguro-desemprego e orientação para CTPS Digital
Shopping Phelippe Daou
Endereço: Avenida Camapuã, Nº 2.939, bairro Jorge Teixeira (zona Leste)
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Serviços: Cadastro para vagas de emprego, emissão de Seguro-desemprego e orientação para CTPS Digital
Como se cadastrar no SINE
Como emitir a sua Carteira Digital
Orientação sobre Seguro Desemprego
Sobre a Semtepi
A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) implementa políticas públicas que ofertam qualificação e capacitação profissional aos trabalhadores da área urbana e rural de Manaus, visando emprego e renda. A partir desse princípio, a Secretaria busca realizar ações voltadas para o segmento do Empreendedorismo, Economia Solidária e Criativa e Apoio ao Artesanato.