Prosperidade na Amazônia é pauta no primeiro dia de programação da Glocal Experience Amazônia

Ações da Fundação Amazônia Sustentável marcam o primeiro dia de evento.

Realizada durante os dias de 26, 27 e 28 de agosto no Centro Histórico de Manaus, a Glocal Experience Amazônia reuniu lideranças globais e locais do setor de sustentabilidade para discutir ideias e ações para a valorização da Amazônia. O evento é uma experiência inovadora na região, abrangendo iniciativas na busca de soluções de sustentabilidade com uma premissa simples e audaciosa: pensar global e agir local.


O Palco Desafios e Soluções, realizado no Centro Cultural Palácio Rio Negro, deu espaço, no primeiro dia programação (26), ao Painel ‘Prosperidade para Comunidades e Aldeias da Amazônia Profunda’, que debateu temas relacionados às escolhas e desafios na vida das comunidades que vivem na região amazônica.

Conceitos como visão multidimensional da pobreza, enfrentando a questão de renda, pobreza energética, pobreza de acesso educação e saúde, foram analisados utilizando a abordagem sistêmica da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).
Foto: Divulgação/Fundação Rede Amazônica

Segundo o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Institucional da FAS, Victor Salviati, dois conceitos são fundamentais para a prosperidade da Amazônia: escuta ativa e escolha.

“A prosperidade tem dois eixos principais: a escuta ativa dos povos das águas, das florestas, dos povos quilombolas, indígenas tradicionais e também das pessoas que moram nos centros urbanos. E também a escolha. Não é só porque eu escolho o caminho de fazer uma faculdade, mestrado, doutorado que eu deixo de ser indígena, quilombola tradicional”, concluiu.

Também estiveram presentes no painel, a superintendente de Desenvolvimento de Comunidades, Val Solidade e o Empreendedor Roberto Tumbiras, que completaram o time de pesquisadores que expuseram suas visões acerca do tema proposto.

Fundação Amazônia Sustentável (FAS)

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia.  

Sobre a Glocal Experience Amazônia

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus são 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.

A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto estuda biocurativo para tratamento de feridas na pele com óleo de copaíba e melatonina

A pesquisa realizada em Mato Grosso mostra que substâncias ativas no biocurativo garantem um tratamento eficaz com números de aplicações reduzidas.

Leia também

Publicidade