Inovação e empreendedorismo: programas de qualificação profissional ajudam a ‘aquecer’ mercado manauara

O desenvolvimento de projetos em relação à qualificação profissional no Casarão Cassina busca mudar o quadro de pessoas que não estão inseridas no mercado de trabalho ou não exercem atividades econômicas.

Foto: João Viana/Semcom Manaus

Aperfeiçoar conhecimentos profissionais e se colocar – ou recolocar – no mercado de trabalho é um dos objetivos da Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) através dos vários projetos de incentivo à qualificação profissional.

Grande parte desses projetos, como o ‘Qualificar é o Caminho Certo para Empregar e Empreender’ e o ‘Mais inovação’, promovem atividades no Casarão de Inovação Cassina.

Localizado no Centro histórico da capital amazonense, hoje, o Casarão Cassina além de funcionar como um hub de conexões e networking para startups e empreendedores de diversos nichos, promove diversos eventos, palestras, workshops e mentorias e se consolida como um símbolo de fomento da inovação e empreendedorismo na Região Norte.

Foto: João Viana/Semcom Manaus

O diretor administrativo da Semtepi, Rafael Almeida, explica que o desenvolvimento de projetos em relação à qualificação profissional no espaço, busca mudar o quadro de pessoas que não estão inseridas no mercado de trabalho ou não exercem atividades econômicas.  

“Uma das vertentes da Secretaria é a qualificação profissional e o empreendedorismo. Hoje estamos com os projetos como o ‘Mais inovação’ e também o ‘Qualificar é o Caminho Certo para Empregar e Empreender’. Esses projetos envolvem cursos na área de tecnologia e programação e o objetivo é recolocar as pessoas no mercado de trabalho. A importância, além de criar oportunidades, é fomentar a economia e o comércio local”,

pontua o diretor.

O projeto ‘Qualificar é o Caminho Certo para Empregar e Empreender’ é operado por organizações da sociedade civil e busca atingir dois pontos principais: a qualificação profissional e o empreendedorismo. “Buscamos certificar de forma gratuita e unificada”, acrescenta.

Já o ‘Mais inovação’ busca que Manaus, além de se desenvolver como uma cidade empreendedora, destaque-se no aspecto da inovação. Isso ocorre por meio da oferta de cursos voltadas à programação e ao fomento de startups, com intuito de aquecer o mercado tecnológico na cidade.

“A cidade está em um novo momento, onde a gente consegue identificar a necessidade de pessoas qualificadas na área de tecnologia e inovação”,

afirma Almeida.

Foto: João Viana/Semcom Manaus

O diretor administrativo da Secretaria lembra ainda que jovens a partir de 16 anos podem participar dos projetos e que não existe um limite de idade. 

“A gente procura não restringir justamente para oportunizar para todos. A gente sabe que tem pessoas de mais idade que buscam ser recolocadas no trabalho ou mudar de carreira. Então a gente gera oportunidade para todo mundo”,

finaliza.

Prova disso é a realização de grandes eventos em Manaus que reúnem inovação, tecnologia e empreendedorismo de modo a atrair públicos de todas as idades, como a Amazon Tecnogame, que conta com apoio da Semtepi, ou até mesmo os internacionais como a Campus Party, que ganhou a versão CPAmazônia em 2023 (realizada em Manaus pela Gouvêa Experience, Instituto Campus Party e Fundação Rede Amazônica).

Sobre a Semtepi 

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) implementa políticas públicas que ofertam qualificação e capacitação profissional aos trabalhadores da área urbana e rural de Manaus, visando emprego e renda. A partir desse princípio, a Secretaria busca realizar ações voltadas para o segmento do Empreendedorismo, Economia Solidária e Criativa e Apoio ao Artesanato. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Portal Amazônia responde: o que são os ecótonos?

No Brasil, os ecótonos desempenham um papel vital na conservação da biodiversidade e nos processos ecológicos em larga escala.

Leia também

Publicidade