Programa Aurora dá início à programação de aulas e consultorias gratuitas em Manaus

Programação sociocultural do Ópera em Rede inclui formação de 15 ONGs, em temas como gestão de pessoas, comunicação, projetos de impacto e captação de recursos.

As oficinas acontecem no Acelera Hub Space, na Fundação Rede Amazônica. Foto: Reprodução

O Programa Aurora deu início, na última terça-feira (9), à programação de aulas para o trabalho de aceleração de 15 instituições sem fins lucrativos em Manaus. A iniciativa da Fundação Rede Amazônica (FRAM) faz parte do Projeto Ópera em Rede, que oferece consultorias gratuitas até o mês de junho.
Para a assistente social Kelly Fonseca, fazer parte do Programa Aurora é muito importante. “Estou saindo dessa primeira aula cheia de expectativa. Estamos recebendo a oportunidade de nos desenvolvermos para, futuramente, captar recursos para nossa instituição”, comenta a representante da Casa Mamãe Margarida.

A programação de aulas abrange conhecimentos de gestão de pessoas, gestão de comunicação, gestão de projetos e impacto e captação de recursos. “Essa capacitação vem para nos beneficiar, e a FRAM tem sido nossa parceira”, reforça a assistente social.

A coordenadora de inovação da FRAM, Cecília Costa, destaca: “a iniciativa do Programa Aurora vai fortalecer as 15 organizações sem fins lucrativos nas áreas de gestão, além de amadurecer suas estruturas de governança e maximizar seu impacto, tornando-as autossustentáveis”.

A formação conta com convidados de empresas e organizações parceiras da FRAM, onde as organizações terão a oportunidade de apresentar seus projetos para potenciais financiadores.

Programa Aurora

Os encontros acontecem até o dia 13 de junho, às terças e quintas-feiras, de 14h às 17h, no Acelera Hub Space. O espaço é coordenado pela FRAM e fica localizado no complexo da Rede Amazônica, na Avenida André Araújo, 1555, bairro Aleixo, em Manaus.

Confira a programação:

09/05 – Módulo 0: Apresentação e integração
11/05 – Gestão de Pessoas
16/05 – Liderança
18/05 – Comunicação Institucional
23/05 – Redes sociais
25/05 – Gestão de Projetos

30/05 – Módulo Especial: Captação de Recursos
01/06 – Pitching
05/06 – Mensuração de Impacto
06/06 – Gestão de Recursos
13/06 – Pitching das organizações e coquetel de encerramento

Ópera em Rede

O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.

As atividades acontecem paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A temporada comemorativa de espetáculos começou dia 21 de abril e vai até 28 de maio. O FAO tem direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que reveza a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Polo Industrial de Manaus tem maior produção de motos em 15 anos no 1º bimestre de 2026

As exportações de motocicletas produzidas no PIM também cresceram no início de 2026. Nos dois primeiros meses do ano, foram embarcadas 8.015 unidades para o mercado externo: alta de 43,1%.

Leia também

Publicidade