Plantio de mudas encerra projeto Carnaval Amazônico 2025

Ação é realizada para compensar o carbono produzido durante o projeto que aconteceu no Amazonas e no Amapá.

Foto: Divulgação/FRAM

Com parte do projeto Carnaval Amazônico, realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), um plantio de mudas foi feito na comunidade Mainã, localizada a 40 minutos de barco do bairro Puraquequara, em Manaus, no Amazonas, nesta segunda-feira (10). A ação encerra as atividades do projeto que aconteceu pelo segundo ano consecutivo no Amazonas e pela primeira vez no Amapá.

“Foi uma honra fazer parte do projeto Carnaval Amazônico e ter a oportunidade de mostrar a beleza, alegria e manifestação cultural dos amapaenses através do Amazon Sat, que é um canal que vem oportunizando aos amazônidas mostrar sua cultura ao mundo”, declarou a apresentadora Josi Paixão, que comandou as transmissões da primeira edição do projeto no Amapá.

Foto: Josi Paixão/Acervo pessoal

Compensação ambiental

O grupo de voluntários plantou mudas de açaí, cupuaçu e jenipapo, espécies nativas da Amazônia, para contribuir com o reflorestamento de uma área devastada pela exploração de mandioca na região.

“É uma boa experiência poder participar de um projeto que impacta diretamente o meio ambiente. Isso nos mostra que pequenas ações, somadas, podem gerar um grande impacto para a preservação da floresta”, destacou Suzie Rossy, coordenadora regional de eventos da Coca-Cola Brasil, parceira do projeto.

O plantio das mudas foi registrado em um aplicativo de monitoramento, que gera uma espécie de “certidão de nascimento” para cada planta, informando a localização exata onde foi cultivada.

“A plataforma permite que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, adquira uma muda na floresta amazônica. Além de adquirir, é possível monitorar a muda via GPS, com o georreferenciamento feito no momento do plantio, acompanhando seu crescimento por satélite”, destacou Vicente Tino, CEO da Tree Earth.

Ao todo, cerca de 100 mudas foram plantadas, com o objetivo de compensar as 32 toneladas de carbono emitidas durante as atividades do projeto Carnaval Amazônico.

A ação contou com a participação da comunidade. “Ficamos felizes em receber essas mudas para a nossa comunidade. Ver cada muda crescer é como assistir à vida florescer diante dos nossos olhos. Saber que estamos ajudando a restaurar a biodiversidade local”, destacou um dos moradores da comunidade, Misael Lopes.

“A Fundação sempre busca alinhar cultura e sustentabilidade, para que o impacto positivo dos projetos vá além da diversão e reverbere no futuro. Queremos que cada projeto deixe uma marca positiva, mostrando que é possível celebrar nossas tradições enquanto cuidamos da floresta”, destacou Victoria Moraes, especialista em Projetos da Fundação Rede Amazônica.

Carnaval Amazônico – Amapá

O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Amapá, Coca-Cola e Rodrigues Colchões.

O projeto une tradição, cultura e entretenimento, levando a Amazônia para o público de toda a Região Norte. Campanhas educativas e socioambientais também fazem parte do projeto.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dromedários na Amazônia? Grupo de animais asiáticos vive em fazenda no Tocantins

No início deste ano os dromedários chamaram atenção para sua existência na Amazônia depois de um vídeo viralizar nas redes sociais.

Leia também

Publicidade