Projeto do Ópera em Rede tem supervisão da professora de canto Flávia Procópio, do orientador de teatro Matheus Sabá e da pianista Tamires Ramalho.
Falta pouco para o espetáculo da 1ª Mostra Infantil de Canto Lírico em Manaus e a fase de ensaios já está a todo vapor. As dez crianças selecionadas para esta segunda etapa do evento têm acompanhamento intensivo no projeto do Ópera em Rede, promovido pelaFundação Rede Amazônica (FRAM) em comemoração aos 25 anos do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A expectativa é transformar os pequenos artistas em verdadeiras estrelas.
A atmosfera nos ensaios é emocionante, com pais e familiares presentes. Durante quase três semanas, as dez crianças aprimoram suas habilidades artísticas acompanhados pela professora de canto Flávia Procópio, pelo experiente orientador de teatro musical MatheusSabá e a renomada pianista Tamires Ramalho. Além dos ensaios presenciais, elas também contam com suporte online, onde recebem partituras, links de referência para suas músicas e pontuações dos professores orientadores da mostra.
Tamires Ramalho destaca que cada candidato trouxe uma música de livre escolha para as audições, e foram avaliados criteriosamente em aspectos como afinação, tonalidade, modulação da voz, repertório e presença de palco.
“Agora, na fase de ensaios, algumas das músicas escolhidas pelos jovens talentos permanecem, enquanto outras foram alteradas de acordo com o alcance e a capacidade de cada um. Estamos ajustando questões de melodia e correção de notas. Já podemos notar a evolução de cada um”
comentou.
Em seu primeiro dia de ensaio, Ana Clara Grijó, de 14 anos de idade, diz ter sentido uma sensação muito boa. “A gente tinha uma coisa na nossa cabeça, mas, no ensaio, a gente consegue tirar nossas dúvidas. Aprendi a me colocar certinho no tempo das respirações e no ritmo. Me sinto mais confortável sendo acompanhada pela equipe de profissionais”, disse a cantora que irá apresentar Rosa de Pixinguinha.
A irmã da Ana Clara, Ana Cecilia Grijó, de 11 anos, também foi selecionada para a Mostra e conta que o ensaio foi bem produtivo. “Foi bem legal! A equipe é bem simpática, eu gostei muito. Eu estava acelerada indo mais rápido que a música, eles me orientaram bem e agora ajustei”, contou ela, que irá interpretar a canção de Tom Jobim – Samba de Uma Nota Só.
A mãe das duas participantes aprovadas, Elane Grijó Reis, é só orgulho e elogios. “Desde muito pequenas, elas cantam na igreja. Ver elas chegarem até aqui pelos méritos delas me deixa feliz. Esse projeto da FRAM é muito bonito. Estamos ansiosas para o grande dia da apresentação”, contou a dona de casa.
Durante os ensaios, as crianças mergulham em um mundo de descobertas musicais, explorando técnicas de respiração, postura e ajustes de tom e notas. Mas a jornada não para por aí. Na segunda semana, a preparação ganha um reforço adicional, com a inclusão de técnicas de apresentação cênica, visando aperfeiçoar a performance dos jovens cantores no palco.
A apresentação final da 1ª Mostra Infantil de Canto Lírico acontece no dia 17 de junho, às17h, no Sumaúma Park Shopping, zona Norte de Manaus.
Ópera em Rede
O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura eEconomia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.
As atividades começaram paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera(FAO) e continuam após a temporada comemorativa de espetáculos.
O FAO foi realizado de 21 de abril a 28 de maio, com direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que revezava a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões.