Foto: Divulgação/ Secom-RR
O Painel ‘Agro Sustentável’, parte do projeto Expofeira na Rede da Fundação Rede Amazônica (FRAM), encerra a edição de 2025. O painel está marcado para ser gravado no dia 19 de novembro no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a exibição ocorre dia 28 de novembro pelo canal Amazon Sat.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
De acordo com especialista em projetos na FRAM, Denis Carvalho, o painel tem duração prevista de 60 minutos e contará com a apresentação e mediação do jornalista da Rede Amazônica, Luciano Abreu. A proposta é reunir especialistas, gestores públicos e representantes do agronegócio para debater os avanços, desafios e oportunidades da produção agrícola em Roraima, em um momento de expansão das cadeias produtivas e fortalecimento das políticas de inovação e preservação ambiental.
O evento faz parte do conjunto de ações organizadas no projeto para a Expoferr Show 2025, considerado o maior encontro do setor agropecuário de Roraima. A inclusão do painel na programação reforça a importância da aproximação entre academia, produtores e instituições públicas no planejamento de estratégias mais eficientes para o desenvolvimento agrícola no estado.
Carvalho adianta que antes da gravação, ocorrerão duas etapas relacionadas à organização do painel:
- a visita técnica, marcada para 17 de novembro, às 11h;
- e a montagem da estrutura, prevista para 18 de novembro, às 13h.
“Esses preparativos visam assegurar a qualidade do conteúdo que será disponibilizado pelo Amazon Sat no dia 28”, afirma o especialista em projeto da Fundação.

Painelistas e convidados
Três especialistas compõem o grupo de painelistas convidados para o debate:
- Aluízio Nascimento, secretário de Atração de Investimentos do Estado de Roraima e ex-secretário de Agricultura;
- Murilo Ferrari, diretor-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (APROSOJA) em Roraima;
- e Marcilio Rocha, representante da empresa AMAGGI, empresa de agronegócio responsável pelo corredor hidroviário de escoação dos produtos.
O painel também contará com convidados institucionais: Joel Gomes, diretor executivo na Rede Amazônica em Roraima; Márcio Grangeiro, da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação do Governo de Roraima; e o professor doutor José Geraldo Ticianeli, reitor da Universidade Federal de Roraima.
Temas em debate
A Fundação Rede Amazônica, organizadora do encontro, informa que o painel pretende discutir de forma ampla como tecnologias inovadoras e práticas sustentáveis podem transformar a produção agrícola regional.
“O encontro vai destacar como a produção agrícola, quando aliada à tecnologia, à inovação e às práticas sustentáveis, pode impulsionar a economia regional, gerar emprego e fortalecer a preservação ambiental. Será um espaço estratégico para debater desafios, oportunidades e caminhos para um futuro mais produtivo e sustentável na Amazônia”, destaca Denis Carvalho.
Os painelistas devem abordar temas como escoamento da produção, infraestrutura, agroindustrialização, energia, governança ambiental e expansão das cadeias produtivas. Parte das discussões também será dedicada ao impacto do Linhão de Tucuruí no estado e às novas possibilidades abertas para a instalação de indústrias e fortalecimento da economia rural.
Leia também: 5 curiosidades sobre os leilões da Expoferr Show 2025
Aluízio Nascimento ressaltou a importância do momento vivido por Roraima e sua experiência no setor: “Estou muito feliz de participar deste painel agro sustentável. Com a minha experiência aqui de 24 anos em Roraima, nós temos, provavelmente, muito a contribuir e aprender também. É um estado jovem […] e agora nós entramos com o advento do linhão numa nova etapa, que é a agro industrialização dos produtos que nós já estamos produzindo aqui”.
Representando a AMAGGI, Marcilio Rocha lembrou sua vivência em diferentes fronteiras agrícolas, mencionando desafios logísticos e avanços tecnológicos.
“O agronegócio tem papel decisivo no desenvolvimento econômico e social, criação de empregos, geração de riqueza para o estado, aproveitamento dos profissionais formados pela academia e desenvolvimento tecnológico”, destacou.
Expofeira na Rede
O projeto Expofeira na Rede é uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM), com apoio de Amatur, Dois90, Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi) e Governo de Roraima.
