Iniciativa da Fundação Rede Amazônica tem o objetivo de ampliar acesso e aproximar a população do gênero artístico, paralelamente ao 25º Festival Amazonas de Ópera.
Um dos gêneros artísticos mais famosos do mundo, a ópera vai ‘invadir’ Manaus e municípios da Região Metropolitana. Paralelamente ao 25º Festival Amazonas de Ópera, a Fundação Rede Amazônica (FRAM) prepara o Ópera em Rede. A iniciativa vai promover caravanas, pocket shows, exposições, mostra de canto lírico, plantio de árvores e coleta seletiva, em uma extensa programação para popularizar o gênero musical no Amazonas.
As ações do Ópera em Rede serão realizadas em Manaus, Rio Preto da Eva, Iranduba e Manacapuru. E a escolha dessa interiorização tem um motivo especial. “Já que o Festival Amazonas de Ópera é um festival a nível estadual, é importante que os municípios também possam conhecer essa expressão artística. E nós vamos possibilitar isso por meio das ativações do Ópera em Rede”, explica a diretora administrativa da FRAM, Marcya Lira.
Dentro da área da cultura, a iniciativa da Fundação vai movimentar desde crianças da rede pública de ensino até pessoas da terceira idade, que terão acesso a apresentações de ópera pela primeira vez. Além disso, para descobrir novos talentos, o Ópera em Rede vai promover a 1ª Mostra de Canto Lírico.
“Queremos motivar crianças e jovens que já possuem familiaridade e inclinação natural para o gênero musical”,
reforça a diretora-executiva.
O Ópera em Rede extrapola as barreiras do universo cultural e movimenta o público também em questões socioambientais. “Temos uma ampla programação, com envolvimento de escolas, instituições e da sociedade civil”, comenta Marcya, que destaca projetos como o programa Aurora – de aceleração de instituições e projetos sociais – e o plantio de árvores em comemoração aos 25 anos de Festival Amazonas de Ópera.
Ópera em Rede
O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.
As atividades acontecem paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO). A temporada comemorativa de espetáculos começou dia 21 de abril e vai até 28 de maio. O FAO tem direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que reveza a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões.