Minha Primeira Ópera. Foto: Isabelle Lima/Portal Amazônia
O brilho dos lustres, a imponência da arquitetura e o som vibrante das vozes no palco marcaram o segundo encontro de cerca de 500 pessoas com o universo da ópera. Realizada no dia 12 de maio, a iniciativa ‘Minha Primeira Ópera‘ proporcionou a “estreia” de muitos manauaras no Teatro Amazonas, com a apresentação de dois atos do clássico ‘As Bodas de Fígaro’, de Mozart.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
A ação integra o projeto ‘Ópera em Rede’, realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), e tem como protagonistas adolescentes e idosos atendidos pela Adra Brasil no Amazonas, além de moradores da comunidade do Puraquequara — região periférica da capital amazonense. Para muitos, foi mais que uma simples ida ao teatro, foi um mergulho em um mundo até então desconhecido.

Cláudia Daou Paixão, diretora-presidente da FRAM, ressaltou o papel da entidade na promoção da cultura na região: “A gente quer proporcionar para quem está mais longe, para quem nunca teve a chance de estar aqui, a oportunidade de viver esse momento. É sobre fortalecer pessoas, desenvolver a região por meio da arte, da cultura e da educação. Esse é o nosso maior legado”.
A executiva Mariane Cavalcante, diretora do projeto, destacou as diversas frentes do ‘Ópera em Rede’, como a ‘Ópera na Escola’, que já levou espetáculos líricos para mais de mil alunos da rede pública. “Nossa missão é levar cultura aonde normalmente ela não chega. E quando a gente vê o retorno dessas comunidades, temos certeza de que estamos no caminho certo”, disse.
Leia também: 7 fatos que somente o Festival Amazonas de Ópera poderia proporcionar para a cultura no estado
Reações emocionadas

“Ópera é uma grande fofoca embasada”, brincou o estudante Joaquim Huan, ao tentar explicar, com bom humor, sua percepção do enredo do espetáculo ‘As Bodas de Fígaro’. “Mas é muito legal. Eu gostei porque une duas coisas que amo: teatro e música”, afirmou.
O encantamento tomou conta do público. Marco Antônio Vilaça, outro estudante estreante no Teatro Amazonas, contou que não esperava gostar tanto. “Superou minhas expectativas. O carteiro da história é muito engraçado. Nunca imaginei me divertir tanto com uma ópera. Espero ter outras oportunidades de vir ao Teatro Amazonas e conhecer mais da cultura local”, comentou o jovem.

A diretora Lidiane Lozana levou 250 estudantes ao teatro. “Muitos pais e alunos nunca viveram isso. Houve uma grande mobilização para que tudo acontecesse. É um aprendizado que eles vão levar para a vida toda”, disse.
Leia também: ‘Ópera nas Escolas’ leva arte e encantamento a estudantes da rede pública em Manaus
Puraquequara no teatro
Moradores da comunidade Vila do Puraquequara também participaram da ação. Aline Penha, coordenadora local, destacou a importância do momento:“Ali tem gente que nunca tinha pisado nesse teatro. Quando eu contei que o transporte, a entrada e até o lanche seriam gratuitos, custaram a acreditar. Mas formamos a lista, subimos no ônibus e chegamos aqui. Foi tudo muito bem organizado. O povo está encantado”.
A coordenadora também fez um apelo para a continuidade dos projetos culturais. “Essa é uma semente plantada. Agora precisamos levar mais iniciativas como essa para dentro da comunidade, principalmente ações ligadas à sustentabilidade. O impacto é real”, incentivou Aline.
Veja também: Festival Amazonas de Ópera: conheça o trabalho dos cenógrafos do espetáculo
Ópera em Rede
O Ópera em Rede é um projeto que tem como objetivos democratizar o acesso à música lírica e a valorização da cultura amazônica, realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), com o apoio de: Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM), Governo do Amazonas e Amazônica Net.