Mascote da Expofeira: bezerra nasce durante evento no Amapá e encanta visitantes

Bezerra é da raça Nelore e nasceu na madrugada de domingo (31), no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Governo lançou campanha para escolher o nome da mascote.

Bezerra nasceu durante a Expofeira e passou a representar o evento como mascote. Foto: Sal Lima/GEA

Agora a 54ª Expofeira do Amapá tem uma mascote: uma bezerra da raça Nelore, saudável e cheia de vida. O nascimento aconteceu no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, na madrugada do dia 31, e marcou simbolicamente o início da feira, considerada a maior vitrine de negócios do estado.

Para celebrar, o Governo do Estado lançou uma campanha para escolher o nome da mascote. A proposta é que o nome represente o orgulho e a esperança.

“A feira trouxe negócios, cultura, oportunidades e agora, também vida. Queremos que a população participe escolhendo um nome bonito e simbólico”, afirmou Beatriz Barros, secretária de Desenvolvimento Rural.

A edição de 2025 da Expofeira no Amapá conta com atrações diversificadas — superando 500 eventos culturais, incluindo gastronomia, parque de diversões, atrações esportivas e shows nacionais gratuitos. Uma das inovações é a instalação de uma roda-gigante com vista panorâmica para o palco da Arena Rio Amazonas, reforçando o ambiente de integração e entretenimento.

O nascimento da bezerra

Durante o parto, a equipe veterinária esteve de plantão para garantir a saúde da mãe e da bezerra. “O parto durou cerca de cinco horas. Foi normal, mas demorado. Estamos acompanhando os dois de perto para garantir bem-estar e uma vida longa”, explicou Carlos Napoleão, médico veterinário da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

A escolha do nome será feita por meio das redes sociais do governo do Estado. A população poderá sugerir opções e votar na final. O resultado será divulgado nos próximos dias, durante a programação oficial da feira.

Quem quiser conhecer a mascote pode visitá-la no pavilhão dos animais, no curral coberto de número 28.

mascote bezerra Expofeira Amapá
Foto: Cleito Souza/GEA

Expofeira 2025

Com o tema “Amazônia Sustentável e Desenvolvida”, a 54ª Expofeira do Amapá começou no sábado (30) e vai até 7 de setembro. Organizado pelo Governo do Estado e pela Associação dos Músicos e Compositores do Amapá (AMCAP), o evento é o maior da história, com área 46% maior que a edição anterior.

São 482 empresas expositoras e expectativa de movimentar mais de R$ 600 milhões em negócios. A segurança foi reforçada em 35%, e os serviços de urgência e emergência também foram ampliados.

A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, evento que prepara o Amapá para a COP 30, com foco no desenvolvimento sustentável e na economia verde.

Expofeira na Rede

A Expofeira na Rede tem o objetivo de valorizar e ampliar o impacto social, cultural, econômico e turístico da tradicional ExpoFeira do Amapá. É uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM), com apoio do Grupo Equatorial, Tratalyx e Governo do Amapá.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade