Foto: Jorge Junior/Secom AP
A 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado, oferece múltiplos espaços e atrações culturais, incluindo um palco dedicado ao segmento da literatura, o Miniteatro Caboco. De acordo com a organização, mais de 100 escritores, poetas e contadores de histórias terão visibilidade neste sábado (6).
Até domingo (7), o Parque de Exposições da Fazendinha recebe diversas atrações artísticas, com foco em atrações do Amapá, proporcionando momentos de arte, entretenimento e poesia.
A secretária Estadual de Cultura, Clícia Vieira Di Micelli, reconhece a importância dos fazedores de cultura como agentes ativos de mudança social e como um elo entre as políticas culturais e as comunidades.
“É uma grande felicidade darmos visibilidade à literatura, poesia e aos livros e proporcionar que a comunidade tenha a oportunidade de conhecer nossos escritores e contadores de histórias. Queremos estimular que as crianças, estudantes e a juventude tenham acesso à cultura e a transformação de realidades por meio da arte”, pontua a secretária.
O projeto que destaca os segmentos, livro, literatura e biblioteca tem a proposta de popularizar a leitura, aproximar o público dos nomes por trás das obras e desenvolver o prazer pela literatura.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
A poeta e conselheira Estadual de Cultura do Amapá, Patrícia Andrade, que também é uma das idealizadoras do ‘Varal da Pré-Folia Literária Internacional’, que conta com a participação de 84 escritores, celebra esse movimento em que se evidencia as diversas formas de expressão do segmento literário.
“Ver a literatura valorizada como linguagem artística, num palco lindo como o Miniteatro Caboco, representa a parte mais bonita do meu trabalho, que é ver materializada o uso das palavras para criar arte. Dá muito orgulho de todos os artistas”, destacou a conselheira.
Expofeira na Rede
A Expofeira na Rede tem o objetivo de valorizar e ampliar o impacto social, cultural, econômico e turístico da tradicional ExpoFeira do Amapá. É uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM), com apoio do Grupo Equatorial, Tratalyx e Governo do Amapá.
