Limpeza do igarapé garante segurança para competidores no XTERRA Amazônia

Pensando na segurança dos aventureiros do evento, a equipe realizou uma varredura de limpeza em todo o percurso da prova de natação, reforçando a proteção e bem estar dos competidores.

O XTERRA Amazônia 2024, realizado em Novo Airão, no Amazonas, proporciona aos competidores muito além de corridas e trilhas de bike. Nesta edição, para os nadadores, a novidade é um percurso em igarapé.

A natação é uma das atividades desafiadoras que os atletas amadores e profissionais podem enfrentar nessa etapa do XTERRA. Os rios e igarapés da região amazônica são diferenciados: galhos, troncos e cipós fazem parte da composição natural desses ambientes. 

Pensando na segurança dos aventureiros do evento, a equipe realizou uma varredura de limpeza em todo o percurso da prova de natação no local conhecido como “Igarapé da Freguesia”, reforçando a proteção e bem estar dos competidores. “Segurança acima de tudo […] a gente já passou uma corda pra saber se tem galho ou algo do tipo e não temos, podem nadar seguros”, informa o gerente de Projetos do XTERRA Brasil, André Jubão.

A largada do Triathlon, prova em que a natação está incluída, está prevista para 7h do dia 20 de julho. Veja algumas informações de segurança necessárias para quem vai competir:

Roupa de borracha (neoprene/poliuretano) – O uso será permitido ou não de acordo com decisão da direção de prova, baseada na temperatura da água medida em até duas horas antes da largada. As condições são: Proibido – temperatura da água acima de 24.6°C; Permitido – temperatura da água entre 16°C e 24.5°C; e Obrigatório – temperatura da água abaixo de 16°C.

Roupas liberadas – Entende-se como roupa para provas em águas abertas, roupas de banho (skinsuits/speedsuits) com material 100% têxtil (fios naturais e/ou sintéticos, nylon ou lycra). 

Boias – Qualquer atleta que deixar de contornar uma boia, deixando de passar por ela, poderá ser desclassificado ou penalizado de acordo com a gravidade da infração.

Acessórios – Não será permitido o uso de acessórios que deem vantagem aos atletas, como nadadeiras, palmares e boias.

Óculos – para natação são permitidos.

Touca de natação – A organização do XTERRA fornece toucas para os competidores e seu uso é obrigatório. Não é permitido o uso de outra touca que não seja a fornecida pela organização. O atleta que decidir usar outra touca será desclassificado. 

Foto: Gustô Alves

XTERRA Amazônia 2024

O XTERRA Amazônia 2024 é uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e tem o apoio da Braga Veículos; Secretaria Municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Novo Airão; Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, do Governo do Amazonas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Xote, carimbó e lundu: ritmos regionais mantém força por meio de instituto no Pará

Iniciativa começou a partir da necessidade de trabalhar com os ritmos populares regionais, como o xote bragantino, retumbão, lundu e outros.

Leia também

Publicidade