Os leilões na Expoferr Show 2025 são considerados referências em qualidade bovina. Foto: Willame Sousa
A 44ª Expo-feira Agropecuária de Roraima (Expoferr Show 2025), que ocorre de 4 a 8 de novembro em Boa Vista, tem sido um enorme balcão de negócios agropecuários para criadores, investidores e compradores de gado bovino de todo o Brasil. Isso porque a tradicional feira roraimense conta com leilões de gado durante os cinco dias da sua programação.
Leia também: Expoferr Show 2025: maior feira agropecuária de Roraima chega à 44ª edição
E esta é a primeira vez que a Expoferr Show segue uma sequência de cinco leilões oficiais. Os eventos estão sendo realizados na Arena do Leilão, nas dependências do Parque de Exposições Dandãezinho, local que sedia a Expoferr Show 2025, em pregões organizados por fazendas e grupos de referência do Brasil.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
No melhor estilo “dou-lhe uma, dou-lhe duas”, confira cinco curiosidades sobre os leilões de gado da Expoferr, eventos considerados fundamentais para a economia e desenvolvimento agropecuário do estado roraimense.
1. Números
Serão leiloados mais de 200 animais de alto padrão genético, oriundos de fazendas e grupos de referência do Brasil durante os cinco dias do evento. De acordo com o Governo de Roraima, organizador do exposição agropecuária, a estimativa é que os leilões movimentem mais de R$ 5 milhões em negócios diretos e indiretos.

2. Raças
Os animais arrematados nos leilões de gados da Expoferr Show 2025 são das raças Nelore, Sindi e Tabapuã. A primeira representa cerca de 80% de toda produção de carne do território brasileiro e reconhecida pela produtividade e qualidade genética.

A segunda, Sindi, tem como características marcantes a rusticidade, que é a capacidade de se adaptar a diversas condições ambientais diversas, e a dupla aptidão na produção de carne e leite.

Já a Tabapuã é uma raça genuinamente brasileira e bastante procurada devido a sua docilidade, alta fertilidade e habilidades maternas, além de ser uma raça mocho, sem chifres.


3. Programação
No dia 4, dia de abertura da Expoferr, o leilão da Fazenda Toscana, do criador Aluízio Vieira, ofertou 40 lotes da raça Nelore.
Já no dia 5, foi a vez do leilão Joias do Chicão, do grupo São Pedro, que também ofertou a mesma quantidade e raça.
No dia seguinte, 6, o destaque ficou por conta do Leilão Amigos da Genética, promovido pela Roraima Leilões, que ofertou 38 reprodutores e cinco matrizes prenhes das raças Nelore e Sindi.
No quarto dia da Expoferr (07/11), 45 lotes de gado Nelore foram arrematados pela Fazenda Laguna, da produtora Juliana Defanti. E no último dia, 8, o Leilão Tabapuã FIG, de Luiz Figueiredo, encerra a série dos leilões de gado com 45 lotes da raça Tabapuã, conhecida pela rusticidade, docilidade e excelente desempenho na produção de carne
4. Dá para acompanhar o leilão online?
Sim. Todos os leilões de gado realizados na 44ª Expoferr Show são transmitidos por meio de lives nas redes sociais dos respectivos organizadores de cada pregão.
5. Referência em leilões de gado
Os leilões de gado da Expoferr Show são considerados referência em qualidade bovina e fundamentais para o crescimento do agronegócio roraimense e a ampliação das oportunidades de investimento.
Expofeira na Rede
O projeto Expofeira na Rede é uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM), com apoio de Amatur, Dois90, Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi) e Governo de Roraima.
