Familiares e espectadores falam da emoção de assistir as apresentações. Evento promovido pela FRAM faz parte do projeto ‘Ópera em Rede’.
O ‘Ópera em Rede’ realizou, no último dia 17, as apresentações da 1ª Mostra Infantil de Canto Lírico. Dez crianças talentosas mostraram ao público seus dons musicais e o resultado das fases de ensaio técnico. As performances aconteceram na praça de alimentação do Sumaúma Park Shopping, na zona Norte de Manaus.
O evento mostrou o brilho dos jovens artistas e emocionou o público que passava pelo centro de compras. “A cada apresentação, era uma emoção. Fiquei toda arrepiada! O talento que essas crianças têm é incrível. Precisamos de mais eventos maravilhosos como este em nosso estado! A Fundação Rede Amazônica está de parabéns por esse projeto”, comentou a empresária Ádma Franco, de 58 anos.
As apresentações aconteceram sob a supervisão da professora de canto Flávia Procópio, do orientador de teatro Matheus Sabá e da pianista Tamires Ramalho. E o acompanhamento deu certo: “Me senti segura! Fui bem orientada durante os ensaios e estava pronta para a apresentação”, disse a pequena Fernanda Silva, de apenas 7 anos, uma das talentosas crianças que se apresentaram na mostra.
A mãe de Fernanda, Graziela Silva, estava visivelmente emocionada com a apresentação da filha. “Eu sempre soube do talento dela. Desde muito pequena, ela demonstra paixão pela música. Vê-la no palco, tão segura e confiante, cantando lindamente, foi uma emoção indescritível. Esse é um momento único, estou muito feliz”, destacou.
A mostra
A 1ª Mostra Infantil de Canto Lírico foi voltada para alunos da rede pública de ensino, de 7 a 17 anos. Com inscrições gratuitas, o projeto cultural do Ópera em Rede tinha o objetivo de impulsionar e revelar jovens talentos com habilidades para o canto e que nunca tiveram oportunidade de se aproximar do estilo artístico.
Promovido pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), o evento buscou descobrir novos talentos, que poderão se destacar nos futuros festivais de ópera. O projeto ofereceu aos 10 selecionados uma ajuda de custo para atendê-los ao longo de todo processo até a apresentação final.
Ópera em Rede
O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.
As atividades começaram paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO) e seguiram após a temporada comemorativa de espetáculos.
O FAO foi realizado de 21 de abril a 28 de maio, com direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que revezava a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões.