Instrumentoteca: Liceu Cláudio Santoro incentiva novos artistas da música em Parintins

O centro conta com salas de visita como como os Memoriais, cinema, biblioteca e ainda as salas que auxiliam o liceu, como a instrumentoteca.

A instrumentoteca fica no Liceu Cláudio Santoro. Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia

O Centro Cultural de Parintins, mais conhecido como Bumbódromo é um local de estímulo artístico que se tornou, em pouco mais de uma década, uma ferramenta importante para incentivar novos talentos na ilha tupinambarana.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp 

Caprichoso e Garantido brigam na arena, mas em volta de toda a produção dos bois estão diversos artistas que passaram a contar com uma formação focada em auxiliar a profissionalização com a instalação do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, a primeira unidade mantida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, fora da capital Manaus.  

Leia também: Fábrica de talentos: centro cultural em Parintins estimula o crescimento de artistas

No bumbódromo de Parintins funciona a instrumentoteca
No bumbódromo de Parintins funciona a instrumentoteca do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro. Foto: Governo do Amazonas

Leia também: Saiba como é e o que mostra uma visita mediada pelo Bumbódromo de Parintins; vídeo

Segundo o turismólogo do Liceu em Parintins, Jair Almeida, o local, quando foi construído, “foi visualizado junto com o Centro Cultural de Parintins e, dentro do mesmo espaço, tem a escola de arte e o Centro”.

Assim, o Centro conta com salas de visita como como os Memoriais dos bois, cinema, biblioteca e ainda as salas que auxiliam o liceu, como a instrumentoteca. “É nela que os instrumentos musicais cedidos aos alunos ficam guardados”, explica Almeida, sobre a origem do termo em referência à uma “biblioteca” de instrumentos.

📲 Acompanhe os especiais do Portal Amazônia no Festival de Parintins

Os instrumentos são fornecidos pelo Governo do estado gratuitamente para uso exclusivo dos alunos. “Os alunos não precisam ter o instrumento. Se tiverem um particular, ajuda para estudar em casa, mas o liceu fornece para as duas aulas – teórica e prática – e dois dias de sala de estudo, como um reforço”, comenta.

Leia também: X-Pio: o sanduíche que virou tradição em Parintins e conquista gerações

Foto: acervo Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro

Leia também: 3 cursos no Liceu de Parintins que incentivam artistas no Festival Folclórico

Assim, a instrumentoteca se transforma em um ambiente que, além de proporcionar conhecimento, incentiva novos artistas da música em Parintins.

Entre os cursos de música disponibilizados estão teclado, violão, banda musical, musicalização, flauta, teoria, entre outros.

Veja mais: Instrumentoteca é uma das ferramentas que formam e incentivam novos talentos de Parintins; FOTOS

Parintins para o mundo ver

O projeto ‘Parintins para o mundo ver’ é realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), correalizado pela Rede Amazônica e Amazon Sat, com o apoio de Amazônica Net, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM) e Governo do Amazonas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade