Inovathon: competição desafia empreendedores de Manaus

Duas edições do evento já foram realizadas, em junho e outubro deste ano, no Casarão da Inovação Cassina.

Com o objetivo de divulgar a cultura empreendedora, além de estimular a inovação e proporcionar uma experiência única de criação de startups, a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) desenvolveu o Inovathon Manaus

Duas edições do evento já foram realizadas, em junho e outubro deste ano, no Casarão da Inovação Cassina, localizada no Centro histórico da capital, reunindo profissionais de diversas áreas.

Evento é realizado no Casarão Cassina. Foto: Phil Limma/Semcom Manaus

Segundo o diretor do departamento de planejamento e apoio ao empreendedor da Semtepi, Leonardo Silva, o Inovathon surge como um meio de ensinar o empreendedor a navegar por todas as etapas de produção. 

“O projeto desenvolve a capacidade da pessoa de transformar a ideia em um negócio. Por esse motivo, colocamos o nome de Inovathon, uma maratona de desenvolvimento. Através de mentorias, o participante pode tirar a ideia do papel e transformar em um produto para aplicar no mercado”,

explica.

Nas primeiras edições, a maratona foi executada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do edital ‘Mais Inovação’. 

O evento tem uma duração de três dias, quando os participantes passam por uma verdadeira imersão dentro das atividades dinâmicas e aumentar seu networking. Assim como acontece em grandes eventos internacionais, como a Campus Party Amazônia, uma ação de incentivo ao empreendedorismo e inovação, sediada em Manaus em outubro deste ano, inciativa realizada pela Gouvêa Experience, Instituto Campus Party (ICP) e Fundação Rede Amazônica (FRAM).
Empreendedores participam do Inovathon. Foto: Jair Costa/Semcom Manaus

Saiba como funciona a dinâmica do Inovathon: 

Dia 1: Os participantes são instruídos a pensar em uma ideia de negócio, formar equipes e apresentar suas ideias por meio de um pitch (apresentação breve e dinâmica). Ao longo do dia, os monitores aplicam metodologias que estimulam a criação de ideias inovadoras.

Dia 2: Neste dia, os participantes recebem instruções sobre as habilidades necessárias no processo de criação de uma startup e tem a oportunidade de aplicar essas técnicas na prática, trabalhando em conjunto com suas equipes. Mentores e especialistas em diversas áreas da comunidade empreendedora ficam disponíveis para auxiliar as equipes. Todos os recursos necessários para o desenvolvimento dos projetos são fornecidos, criando um ambiente propício para o desenvolvimento das ideias.

Dia 3: As equipes apresentam os seus projetos novamente, desta vez com um nível mais avançado de desenvolvimento. Cada equipe tem 5 minutos para apresentar seu produto ou serviço, incluindo estudos de mercado e planos de vendas. Uma banca de jurados avalia os projetos e escolhe os melhores. 

Participantes recebem mentoria no Inovathon. Foto: Fabiane Monteiro/Semtepi

Quem pode participar?

Os interessados em participar do Inovathon devem ter 18 anos até a data de início do evento e estar no ensino médio, morar em Manaus e possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF). Estrangeiros devem estar regularizados perante aos órgãos responsáveis e também possuir CPF. 

Segundo Silva, todos os cursos e projetos da Semtepi são anunciados nas redes sociais da instituição ou no site oficial. “Nós anunciados todas as atividades nas mídias sociais ou no site. Basta o interessado prestar atenção nas datas e correr com a inscrição e aproveitar os serviços da secretaria”, contou.

Sobre a Semtepi 

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) implementa políticas públicas que ofertam qualificação e capacitação profissional aos trabalhadores da área urbana e rural de Manaus, visando emprego e renda. A partir desse princípio, a Secretaria busca realizar ações voltadas para o segmento do Empreendedorismo, Economia Solidária e Criativa e Apoio ao Artesanato. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Javaporcos: entenda como Roraima está atuando no controle de espécie invasora

Nos últimos anos, uma grande quantidade de javaporcos tem se espalhado por Roraima, especialmente na região central do Estado.

Leia também

Publicidade