II Semana da Saúde na Aleam começa com exposição e Mesa Redonda

A programação deste ano tem como objetivo a conscientização sobre os cuidados preventivos com a saúde física e mental.

A abertura da II Semana da Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (26), contou com o início da exposição dos quadros produzidos pelo servidor da Casa, Edmar Monte, que tem a doença de Parkinson. Em seguida, aconteceu Mesa Redonda com o tema ‘Cuidados com a saúde física e mental do servidor’, no Miniplenário Cônego Azevedo. Esta segunda edição da Semana da Saúde é realizada numa parceria entre as Diretorias de Saúde, Assistência Social e Escola do Legislativo Senador José Lindoso.

O servidor, que tem a doença de Parkinson, recorda que começou a pintar como hobby, sendo uma terapia após a descoberta da doença de Parkinson. “Sentia que precisava fazer algo para forçar a minha coordenação motora. Foi então, que com as pinturas percebi melhor os meus movimentos, que acabaram virando manifestações artísticas em telas. O hobby foi virando um hábito, que virou uma atividade onde pude elaborar meus próprios traços. Poder compartilhar minha arte com meus colegas de tantos anos é maravilhoso, assim como ter o apoio da Casa para mostrar meus quadros”, explicou.

Segundo a diretora de Assistência Social, Jandira Moura, a programação deste ano tem como objetivo a conscientização sobre os cuidados preventivos com a saúde física e mental. Em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, celebrado em 11 de abril, a programação também abriu espaço para o tema. “O servidor efetivo da Casa, Edmar Monte, foi diagnosticado com Parkinson há três anos e transformou o diagnóstico numa história de superação. Por essa razão foi convidado a expor suas telas”, disse.

Foto: Hudson Braga/Aleam

Mesa redonda 

Após o início da exposição, uma Mesa Redonda tratou sobre a relação entre a saúde física e mental dos servidores. Teve a presença do diretor de Saúde da Casa, médico Arnoldo Andrade; diretora de Assistência Social, Jandira Moura; diretor de Recursos Humanos, Robson de Almeida; diretora de Escola do Legislativo, Geanne Valente; professor Alexsandre Pereira Barbosa, coordenador de Esportes e a médica nutróloga Nélia Mendonça.

O diretor Arnoldo Andrade falou sobre as doenças relacionadas à cognição e à saúde mental, como a demência e a doença de Parkinson, por exemplo. “A Assembleia está seguindo com atenção à saúde mental, tendência mundial de reconhecer e prevenir doenças mentais, que podem modificar relações e afetar o relacionamento interpessoal no ambiente familiar e trabalho”, afirmou.

A integração entre as diretorias foi o assunto debatido pelo diretor Robson de Almeida. Ele enfatizou que é a principal marca da gestão do presidente Roberto Cidade (UB). “A integração entre as diretorias nos permite contribuir e deixar resultados para os servidores. Esta semana é justamente para integrar as nossas ações com atividades para melhorar o dia a dia dos servidores”, declarou.

Da mesma forma, Geanne Valente falou sobre a importância desta unidade, entre o corpo diretor para a condução da Assembleia e também com o público externo. “Temos percebido a necessidade de estar mais próximo das famílias afetadas. Por isso, a Escola criou a semana, em parceria com as diretorias envolvidas. Este ano temos o lançamento das obras de um servidor desta Casa”, explicou, lembrando que os temas desenvolvidos são em consonância com a presidência da Aleam.

Esporte na saúde

A influência positiva da atividade física na saúde, para além da estética foi o assunto do coordenador da Diretoria de Esportes, Alexsandre Barbosa. “Hoje, a educação física não se limita apenas ao apelo estético, sendo importante para prevenção e tratamento de doenças”, afirmou, aconselhando a prática regular de exercícios de forma orientada.

Por fim, a nutróloga Nélia Mendonça fez uma relação corpo-mente, como reflexo dos hábitos na vida das pessoas. “Se a mente da gente está bem, é meio caminho andado para a boa saúde. Por exemplo, dormir mal, afeta negativamente a saúde mental, sendo uma receita para ficar doente, assim como comer muito antes de dormir, porque afeta a qualidade do sono”, destacou, apontando que os pilares da saúde são o exercício constante, a alimentação saudável e sono regular.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisadores peruanos descobrem caso raro de peixe amazônico com tons claros e pálidos

Um grupo de pesquisadores do IIAP documentam, pela primeira vez, essa alteração de pigmentação conhecida como leucismo no peixe Pterodoras granulosus, uma espécie que normalmente apresenta coloração escura.

Leia também

Publicidade