Quem disse que arte e mudanças climáticas não podem se misturar? Nesta sexta-feira (23), a produtora cultural Kaylla Gomes realizou o workshop “Arte e Mudanças Climáticas: Criando Conexões Sustentáveis” durante o “Glocal Experience Amazônia”. A ideia era inspirar novas formas de expressão artística que reflitam os desafios ambientais da Amazônia.
Glocal Amazônia 2024: confira a programação e os locais de realização do evento
No início do workshop, o grupo de teatro “Ykamiabas Produções” realizou uma intervenção artística de temática ambiental “Oxigênio”. Em 2023, a mesma intervenção foi realizada no Largo de São Sebastião. A ideia da performance foi sensibilizar o público sobre as mudanças climáticas.
“O Grupo Ykamiabas tem como objetivo focar na Agenda 2030 da ONU, e antes de iniciar o workshop decidimos fazer a intervenção como forma de reflexão. O bom das artes é gerar esse ponto de sensibilização, seja através do audiovisual, literatura, teatro e música”, afirmou Keylla.
Outra idealizadora da intervenção, Francy Júnior, afirmou que a arte deve trazer o pensamento crítico para os espectadores. “Agora, por exemplo, passamos por um momento delicado devido ao calor extremo. Queremos trazer com o workshop um alerta para a população de Manaus”, contou.
Sobre o Acelera Amazônia
A Glocal Experience Amazônia faz parte do projeto Acelera Amazônia 2024 e tem o apoio da Apa Móveis, Prefeitura de Manaus, Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Amazonastur e Governo do Amazonas. Idealização e operação: Dream Factory. Realização: Fundação Rede Amazônica (FRAM).
A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O encontro busca se tornar anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia. Em 2024, Manaus (AM) recebe o evento pela segunda vez.