Grupamento de Proteção Ambiental atua na preservação da fauna e da flora em Boa Vista

Integrante da Guarda Civil Municipal, equipe especializada resgata animais silvestres e combate infrações ambientais na capital.

Guarnição atende denúncias rotineiras de poluição sonora, queima irregular de lixo, dentre outras. Foto: Andrezza Mariot/PMBV

O cuidado com os recursos naturais é prioridade para o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Boa Vista. Criada há 7 anos, a equipe atua no atendimento a denúncias de crimes ambientais e no resgate de animais silvestres.

Entre as principais atribuições do GPA estão o patrulhamento preventivo e repressivo em áreas de proteção à natureza, praças, reservas e lagos. Isso para evitar ações que prejudiquem o meio ambiente e garantir a conservação das belezas naturais de Boa Vista.

Leia também: Acendimento de luzes no Parque do Rio Branco abre temporada natalina em Boa Vista

Cuidar dos recursos naturais é prioridade. Foto: Andrezza Mariot/PMBV

Segundo o inspetor Vilmo Cardoso, o grupamento recebe diversas entregas voluntárias de animais silvestres, dentre eles, jabutis.

“Nesses casos, nossa equipe vai até o local, faz o resgate e a entrega segura ao Bosque dos Papagaios, localizado no bairro Paraviana, garantindo o bem-estar do animal e a preservação das espécies”, explicou o inspetor.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Estrutura e parcerias

Após o resgate, o GPA entrega os animais ao Bosque dos Papagaios. Foto: Andrezza Mariot/PMBV

Atualmente, o GPA conta com 28 agentes, que atuam tanto na área urbana quanto na área rural e nas comunidades indígenas de Boa Vista. Além das ações voltadas à fauna, o grupamento também apoia outras frentes da Guarda Municipal e participa de operações conjuntas com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

Por meio de um convênio firmado com a SEMMA, o Grupo de Ação Ambiental passou a ter mais autonomia para atuar em ocorrências ambientais. A parceria permite que o grupamento atenda com agilidade e eficiência denúncias rotineiras, como casos de poluição sonora, queima irregular de lixo e descarte inadequado de resíduos sólidos.

Trabalho dos guardas garante o bem-estar dos animais e a preservação das espécies. Foto: Andrezza Mariot/PMBV

“A ampliação do poder de atuação fortalece a fiscalização e contribui diretamente para a preservação ambiental e a qualidade de vida da população de Boa Vista. Além disso, o GPA presta apoio a órgãos municipais, estaduais e federais responsáveis pela fiscalização ambiental, sempre que solicitado”, explicou o secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, Antônio Carvalho Filho.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Árvores de florestas tropicais da Amazônia já sentem impactos climáticos, aponta estudo

Fruto de um amplo trabalho coletivo internacional, estudo conta com colaboração de 160 pesquisadores de vinte países.

Leia também

Publicidade