Em Manaus, o evento conta com 70 horas de conteúdo gratuito com uma programação divida em três dias.
Pensar global, agir local: esse é o compromisso da Glocal Experience Amazônia, evento realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM) em parceria com a Dream Factory, em Manaus (AM), nos dias 26, 27 e 28 de agosto.
Confira alguns dos momentos que movimentaram o domingo (28):
Espaço Mão na Massa: Narrativas visuais sobre a Amazônia
Christian Braga compartilhou suas experiências de 10 anos como fotógrafo e documentarista em contar histórias na Amazônia. Com ênfase nas especificidades e singularidades da cultura amazônica, o objetivo do profissional é identificar narrativas visuais atraentes para abordar temas relevantes e atuais ligados à Amazônia, destacando a riqueza cultural e a diversidade única desta região. Através de fotografias e produções audiovisuais, ele apresentou sua visão sobre a região e explora como contar histórias jornalísticas/documentais para organizações e mídias, nacionais e internacionais.
Palco Desafios e Soluções: Turismo como ferramenta de desenvolvimento socioeconômico
Odenilze de Souza Ramos – Facilitadora de Projetos e Grupos
Matheus Andrade Volpini Raimundo – Co fundador e CEO da Rede Local Hostel
Suzianne Fonseca de Oliveira – Secretária Municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo de Novo Airão
O turismo é uma das atividades mais promissoras no mundo e vem se consolidando devido a seu grande impacto socioeconômico, superando, inclusive, atividades tradicionais como a indústria e a agricultura. Nesta palestra, o público pode conferir um pouco sobre como a cadeia produtiva tem efeito multiplicador agregando diversas áreas associadas.
Palco Impacto – Negócios de Impacto: o desafio de gerar lucro e impacto positivo
Palestrantes:
Amanda Santana – Sócia-fundadora e diretora executiva Tucum Brasil
Artur Coimbra – Fundador Na Floresta Alimentos Amazônicos
Rafael Moreira Ribeiro – Analista de Investimento – AMAZ/Idesam
Marcus Bessa – Co-Fundador da Impact Hub Manaus
Neste painel, empresários que lideram Negócios de Impacto compartilharam suas jornadas, estratégias e reflexões sobre como conciliar a geração de lucro com a busca por um impacto social e ambiental positivo. Abordagens práticas e lições aprendidas para inspirar outros empreendedores comprometidos em fazer a diferença no mundo por meio de suas empresas.
Palco Impacto: Como a floresta viva impulsiona para a sociobiodiversidade
Palestras:
Marysol – Fundadora da Oka. Inovação Socioambiental, facilitadora do Hub de Bioeconomia Amazônica (FAS/GEC) e secretária executiva da Rede de Mulheres Ikamiabas
Fábio Calderaro – Superintendência da Zona Franca de Manaus / Centro de Biotecnologia da Amazônia
Pedro Hartung – Diretor Executivo Alana Foundation
Peter Houlihan – Vice-Presidente Executivo de Biodiversidade e Conservação da XPRIZE
Sinéia do Vale – Coordenadora nacional do comitê Indígena de Mudanças Climáticas CIMC
Da biodiversidade dependem o ar que respiramos, a comida que comemos e os remédios que nos curam, entre muitos outros elementos. Descobrir e proteger a imensa variedade que existe nas florestas tropicais é essencial para a sobrevivência da humanidade. Vamos descobrir como a tecnologia pode se unir a saberes tradicionais da floresta para promover uma nova economia para a sociobidoversidade.
Palco Impacto – Escutamazônia: inovadores sistêmicos
Palestras:
Suzana Pádua – Presidente do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas)
Fabiana Prado – Gerente Projeto LIRA/IPÊ
Bepdjyre Txucarramae (Pescador)
Caetano Scannavino – Coordenador Projeto Saúde e Alegria
Miguel Scarcello – Secretário Geral da SOS AMAZÔNIA
Suzana Pádua – Presidente do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas)
Uma conversa esclarecedora e realista sobre a situação da região amazônica, entre um líder indígena e integrantes de organizações que atuam na proteção e na educação socioambiental da Amazônia, na Amazônia e para os Amazônidas.
Palco Desafios e Soluções: As múltiplas infâncias amazônicas e a prioridade absoluta
Palestras:
Ana Claudia Cifali – Coordenadora Jurídica do Instituto Alana
Betina Warmling Barros – Pesquisadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Assis da Costa Oliveira – Coordenador no Gabinete da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
Daniela Soares da Silva – Educadora Popular socioambiental no Médio Xingu
Junior Nicácio – Advogado Indígena
A Amazônia possui a população mais jovem do país, com 9,1 milhões de crianças e adolescentes. No entanto, são elas, e em especial as crianças indígenas, as mais impactadas pelas crises socioambientais do território. Da poluição do ar advinda das queimadas à contaminação das águas e alimentos por mercúrio, da falta de saneamento básico e educação à violência sexual no contexto do garimpo ilegal, as crianças estão sendo afetadas em todas as suas dimensões quando, de acordo com as normas nacionais e internacionais, devem ter seus direitos garantidos com absoluta prioridade, inclusive no que diz respeito à formulação e execução de políticas públicas. O diálogo proposto tem o objetivo de trazer um olhar para as infâncias amazônicas e os desafios e políticas necessárias para colocá-las no centro das discussões das crises e questões socioambientais da Amazônia.
Largo de São Sebastião: Cortejo de artistas circenses
Interação intermitente de Artistas de Circo com público em geral e apresentação de números relâmpago.
Jogos amazônicos sustentáveis
Jogos confeccionados com madeira de reuso e caroços de frutos da floresta descartados no meio ambiente. São jogos atemporais, que buscam promover o respeito com o meio ambiente, dialogar e cumprir as metas da agenda 2030, além de desenvolver as capacidades cognitiva, afetiva, motora e social entre os participantes.
Show ‘Muzikstation: Restart’
Trilhas sonoras de videogames, executadas pela Amazonas Filarmônica e pelo Coral Vocal dos Corpos Artísticos, proporcionam ao público do Teatro Amazonas, uma verdadeira imersão ao mundo dos e-games. O espetáculo “Muzikstation: Restart”, um sucesso de público ha quase 10 anos, é integrante da Série Encontro das Águas, comprovando a versatilidade da orquestra e dos coralistas amazonenses que passeiam com exímia qualidade técnica e musical pelo universo das composições para videogames.
Show Luneta Mágica
Na noite do domingo, no Palco Show no Largo de São Sebastião, aconteceu a apresentação gratuita da banda Luneta Mágica. A banda de rock alternativo tocou seu terceiro e mais recente álbum ‘No paiz das Amazonas’, que aborda a relação entre Manaus e a floresta no seu entorno.
Show Maria Gadú
Ainda na noite do domingo, também no Palco Show no Largo de São Sebastião, a apresentação gratuita da cantora Maria Gadú atraiu uma multidão. Ela apresentou o show do seu quarto disco, ‘Quem sabe isso quer dizer amor’, com interpretações de canções que marcaram a sua vida.
Sobre a Glocal Experience Amazônia
A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus, terá 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.
A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica.