Glocal Amazônia: evento busca acelerar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para a Região

A iniciativa reúne parceiros ao redor do país para unificar esforços em torno da agenda de ações até 2030 estabelecida pela ONU.

A capital amazonense irá receber no último fim de semana de agosto uma vasta programação envolvendo palestras, atrações voltadas para a tecnologia, sustentabilidade e cultura nos mais variados formatos. É a Glocal Experience Amazônia, que desembarca em Manaus e terá como palco o Centro Histórico da cidade.

A programação acontece como um dos eventos preparatórios para a COP-30 que será realizada em 2025 em Belém (PA) e também cumpre uma agenda estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que possuem em seu acordo uma data limite para o ano de 2030.

Empreendedor há mais de 38 anos, Rodrigo Baggio é um dos pioneiros no uso da tecnologia como ferramenta de transformação social. Utiliza seu trabalho para influenciar as políticas públicas na direção de melhores resultados para a sociedade através de ferramentas como a tecnologia, sustentabilidade, cultura e meio ambiente. 

Foto: Divulgação

Ele é Head da Glocal Experience e acredita que os esforços feitos entre sociedade civil e poder público podem impulsionar um novo momento para a Amazônia. “A partir de uma parceria que a Glocal fez com a IMAZON levantamos a partir do IPS, que é o Índice de Progresso Social, um dos indicadores mais importantes para medir os ODS”, explica.

Ao realizar o levantamento, foi possível construir uma programação que dialoga diretamente com os desafios e as oportunidades para melhorar a qualidade de vida, influenciando também nas mudanças climáticas deste bioma tão importante para o mundo. “Nós chegamos a conclusão que são cinco os grandes desafios da Amazônia: segurança, saneamento, conectividade, saúde e educação”, analisando cada um destes fatores as parcerias em torno do Global Experience criam um ambiente favorável para a inovação social.

“Estamos focando nestes ODS relacionados a esses desafios e a partir daí criando uma série de painéis e rodas de conversa para que as pessoas possam se encontrar, discutir e criar a partir daí uma agenda de trabalho, ações que possam efetivamente gerar uma evolução dos ODS e um desenvolvimento sustentável para a Amazônia Brasileira”, finaliza Baggio.

Sobre a Glocal Experience Amazônia

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus são 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.

A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade