Fundação Rede Amazônica realiza a segunda edição do “Consciência Limpa – Recicla Amazônia” em Parintins

Foto: Divulgação

Em sua segunda edição consecutiva durante a semana do Festival Folclórico de Parintins, o projeto “Consciência Limpa – Recicla Amazônia”, realizado pela Fundação Rede Amazônica, retorna à ilha Tupinambarana para reforçar a consciência ambiental e incentivar práticas sustentáveis.

“A participação da Fundação é essencial, oferecendo suporte estratégico, logístico e comunicacional para ampliar o alcance da ação e garantir que as práticas ambientais sejam integradas à vivência cultural do festival”, destacou Denis Carvalho, especialista em projetos da Fundação Rede Amazônica.

Na edição de 2024, as máquinas de coleta Retorna Machine colaboraram com a coleta de 590,2 kg de resíduos em seis unidades instaladas durante o período do festival. A tecnologia contribuiu para dinamizar a coleta seletiva durante o “Recicla, Galera”, realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema-AM), em parceria com a Coca-Cola Brasil. Em três anos, mais de 17 toneladas de resíduos foram encaminhadas para reciclagem por meio da iniciativa.

“Em 2025, estamos ampliando as ações voltadas à gestão adequada dos materiais recicláveis, com o compromisso de tornar o Festival de Parintins cada vez mais sustentável. O ‘Recicla, Galera’ reforça a importância das práticas ambientais em um dos períodos de maior movimentação e visibilidade da região, consolidando-se como um símbolo da união entre cultura, turismo e sustentabilidade. É uma iniciativa essencial não apenas para a cidade, mas também para os milhares de torcedores que celebram a grandiosidade do Festival com consciência e responsabilidade ambiental”, afirmou Eduardo Taveira, secretário de Estado do Meio Ambiente.

📲 Acompanhe os especiais do Portal Amazônia no Festival de Parintins

Durante a semana do festival, as máquinas de coleta estarão disponíveis e participarão de uma das principais frentes da ação: a disputa de reciclagem entre as galeras azul e vermelha. A ativação do espaço será no dia 23 de junho, e seu funcionamento seguirá até 29 de junho, sempre das 9h às 17h. A estrutura será montada na Praça da Liberdade, na rua Governador Leopoldo Neves, no Centro de Parintins.

A Fundação Rede Amazônica é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica. Atua há 40 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias e desenvolver projetos e programas que contribuam para a proteção e o desenvolvimento da Amazônia.

Parintins para o mundo ver

O projeto ‘Parintins para o mundo ver’ é realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM) e Rede Amazônica, com o apoio de Amazônica Net, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM) e Governo do Amazonas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

No calendário nacional, São João no Parque Anauá conta com plano integrado de segurança

No total, 180 espaços de empreendedorismo foram disponibilizados para esta edição do São João no Parque Anauá e, para garantir a tranquilidade dos visitantes, as forças de segurança estão unidas em um plano integrado.

Leia também

Publicidade