Fundação Rede Amazônica realiza 10ª edição do Pipoca em Cena

O Pipoca em Cena oferece oficinas de cinema, onde os alunos poderão explorar cada etapa da produção audiovisual, desde a criação do roteiro até a edição final.

A décima edição do Pipoca em Cena, realizada pela Fundação Rede Amazônica, teve o anúncio feito nesta segunda-feira (02), após uma reunião na sede do Comando da Polícia Militar, localizada no bairro Petrópolis, na zona sul de Manaus.

“Esse projeto permite que nossos alunos explorem temas relevantes do seu cotidiano de forma criativa e interativa. Acreditamos que o Pipoca trará uma nova dimensão ao processo de ensino-aprendizagem, engajando os alunos de maneira inovadora e significativa.”, destacou Mariane Cavalcante, diretora executiva da Fundação Rede Amazônica.

O projeto vai levar cultura e entretenimento para estudantes das escolas estaduais Áurea Pinheiro Braga (CMPM IV), localizada no bairro Gilberto Mestrinho e Coronel Pedro Câmara (CMPM VIII), localizada no bairro Compensa. O Pipoca em Cena oferece oficinas de cinema, onde os alunos poderão explorar cada etapa da produção audiovisual, desde a criação do roteiro até a edição final. Neste ano, os alunos terão a oportunidade de produzir curtas que terão como tema os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“Essa é uma grande oportunidade de levar as técnicas do cinema de forma bem didática e acessível para as salas de aula. Através das aulas, vamos ensinar todo o passo a passo, que começa com a concepção da ideia, passando pelas etapas de produção, até a realização de um curta-metragem. Dessa forma, abrimos as portas do mercado audiovisual na nossa região.”, destacou Anderson Mendes, gerente de Conteúdos Especiais da Fundação Rede Amazônica.

Este ano, os alunos terão a oportunidade não só de mergulhar no universo cinematográfico com as oficinas, mas também terão acesso gratuito a uma sessão de cinema com filmes produzidos pela Globo Filmes. Além das atividades nas escolas, o projeto também se expande para as plataformas de comunicação, com a veiculação de quatro videoaulas no canal Amazon Sat e no g1 Amazonas durante o mês de setembro.

“Esse projeto busca democratizar o acesso ao universo cinematográfico e oferecer educação através da cultura, levando oficinas de produção de curta-metragem aos alunos da rede pública de ensino e aos internautas e telespectadores.”, destacou Matheus Aquino, especialista em Projetos da Fundação Rede Amazônica.

As oficinas começam na próxima segunda-feira (09), na Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga, com as oficinas ocorrendo no contraturno dos alunos inscritos e com a exibição dos filmes e curtas sendo realizada no sábado (14). Já na semana seguinte, o projeto chega à Escola Estadual Coronel Pedro Câmara, com oficinas durante a semana e a exibição dos filmes e curtas sendo realizada no sábado (21).

Sobre o Pipoca em Cena

A décima edição do Projeto Pipoca em Cena, da Fundação Rede Amazônica (FRAM), tem o apoio institucional da Globo Filmes; Policia Militar do Amazonas; Secretaria de Estado de Educação e Deporto Escolar (SEDUC); e o apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC); Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) e Governo do Amazonas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade