A produção vai reunir personagens que fazem parte da história do festival. Documentário integra iniciativas do projeto Ópera em Rede.
Os 25 anos do Festival Amazonas de Ópera serão eternizados em forma de documentário. O material será uma produção do canal Amazon Sat e vai relembrar a trajetória do maior festival do gênero em toda a América Latina. O audiovisual tem direção do cineasta Anderson Mendes e integra as ações do ‘Ópera em Rede’, iniciativa da Fundação Rede Amazônica (FRAM) com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM) e do Governo do Amazonas.
“Na nossa pesquisa, conhecemos muitos talentos e histórias da cultura local que foram formadas em iniciativas que surgiram do Festival (de Ópera). Essas histórias e personagens passaram pelo palco do Teatro Amazonas e, hoje, se destacam no mundo! Toda essa trama é de suma importância para a história da cultura no nosso estado. E é o que vamos mostrar no documentário que estamos preparando”
destaca Mendes.
Com vasta experiência em produções audiovisuais, Anderson Mendes é também gerente de conteúdos especiais da FRAM e afirma: “este será um documentário que apresentará muitos rostos desconhecidos, mas que foram fundamentais, ao longo desses 25 anos, para o destaque internacional do Festival Amazonas de Ópera”.
Produção e exibição
A produção conta com uma equipe técnica de profissionais do Amazon Sat que, além de pesquisas, têm realizado avaliações de entrevistas e personagens para a produção do conteúdo. Afinal, nenhum outro evento de ópera é tão importante e duradouro quanto o Festival Amazonas de Ópera.
Com duração de 30 minutos, o documentário tem estreia prevista para o dia 25 de junho no canal Amazon Sat. O canal é conhecido como “a cara e a voz da Amazônia e do amazônida” e mostra conteúdos da região em TV aberta para cinco estados, além da cobertura via internet.
A iniciativa, que visa incentivar a cultura e fortalecer a história, faz parte das ativações do projeto Ópera em Rede.
Ópera em Rede
O Ópera em Rede é uma iniciativa que reúne ações culturais e socioambientais, com realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), do Governo do Amazonas, Apa Móveis e Supermercados DB.
As atividades começaram paralelamente à 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO) e continuam após a temporada comemorativa de espetáculos.
O FAO foi realizado de 21 de abril a 28 de maio, com direção artística de Luiz Fernando Malheiro, que revezava a regência das obras com Marcelo de Jesus e Otávio Simões.