Foto: Acervo Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Unidade Parintins
Se existe um lugar no Amazonas que respira e vive a arte, esse lugar é Parintins. Berço dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, o município é um verdadeiro guardião e produtor de artistas que levam a cultura amazônica mundo a fora com seus trabalhos.
E, para dar base e incentivar a continuidade dessa “produção”, foi implementado no Centro Cultural de Parintins o Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, a primeira unidade mantida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, fora da capital Manaus.
Segundo o turismólogo do Liceu em Parintins, Jair Almeida, em pouco mais de uma década, o local já transformou a realidade dos parintinenses. Veja algumas das ações realizadas pelo local que tem incentivado a veia artística dos parintinenses:
Não tem como não falar dos bois bumbás, que são fundamentais na formação de novas gerações que artistas. Foto: Acervo Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Unidade ParintinsEntre as iniciativas idealizadas para o local estão os memoriais. De um lado o Caprichoso… Foto: Acervo Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Unidade Parintins… do outro, claro, o Garantido. As histórias de ambos são detalhas em exposição permanente. Foto: Acervo Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Unidade ParintinsVisitantes se encantam com os bois. Foto: Acervo Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Unidade ParintinsE ouvem atentos as explicações sobre cada um. Foto: Acervo Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Unidade ParintinsAlém do boi-bumbá, é claro que o Liceu vem buscando oferecer alternativas. Foto: Acervo Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Unidade ParintinsEspaços como a Instrumentoteca chamam a atenção. Foto: Acervo Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Unidade ParintinsO cinema também é outro atrativo estimulante para os produtores culturais. Foto: Acervo Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Unidade ParintinsExposições artísticas gerais acontecem usualmente, como essa pinturas. Foto: Acervo Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Unidade ParintinsAlém disso, também são realizadas ações de conscientização. Foto: Acervo Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Unidade ParintinsE o mirante, que não funciona no período de festival, também se tornou opção de entretenimento além do aprendizado. Foto: Acervo Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Unidade Parintins