‘Exposita’: bezerra que nasceu durante a Expofeira do Amapá ganha nome por meio de votação do público

Bezerra nasceu na madrugada de segunda-feira (1º) e recebeu o nome escolhido pelo público. Dois nascimentos já foram registrados no Parque de Exposições da Fazendinha desde o início da Expofeira.

‘Exposita’, a bezerra que nasceu durante a Expofeira do Amapá e virou mascote do evento. Foto: Cleito Souza/GEA

Exposita” é o nome da bezerra da raça Nelore que nasceu na madrugada de segunda-feira (1º), durante a 54ª Expofeira do Amapá. O animal chegou saudável e é fruto do primeiro parto de uma vaca jovem em exposição. O nascimento foi natural e sem complicações.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O nome foi escolhido pelo público nas redes sociais. Exposita se tornou a segunda mascote da feira, nascendo menos de 24 horas após outra bezerra da mesma raça. Com os dois nascimentos, o rebanho da Fazenda Guarani, proprietária dos animais, passou a contar com 102 animais, entre vacas, touros e os novos filhotes.

Segundo o gerente da fazenda, Danilo Trajano, de 40 anos, o parto foi tranquilo e a mãe, com dois anos e meio, já demonstra instinto materno.

“Já dá para ver que é uma boa matriz leiteira, o que é muito importante para a fêmea. Ela tem um grande instinto materno, é uma novilha muito forte e saudável, que já está amamentando. Estamos monitorando com apoio da equipe veterinária para garantir que ambas continuem bem”, afirmou.

Leia também: Mascote da Expofeira: bezerra nasce durante evento no Amapá e encanta visitantes

bezerra nascida na Expofeira 2025 exposita
Foto: Sal Lima/GEA

Durante a visitação, a organização da feira orienta o público a evitar contato direto com os animais e não jogar alimentos nos currais, para preservar o bem-estar dos filhotes e garantir a segurança dos visitantes.

*Por Crystofher Andrade, da Rede Amazônica AP

Expofeira na Rede

A Expofeira na Rede tem o objetivo de valorizar e ampliar o impacto social, cultural, econômico e turístico da tradicional ExpoFeira do Amapá. É uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM), com apoio do Grupo Equatorial, Tratalyx e Governo do Amapá.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade