‘Exposita’, a bezerra que nasceu durante a Expofeira do Amapá e virou mascote do evento. Foto: Cleito Souza/GEA
“Exposita” é o nome da bezerra da raça Nelore que nasceu na madrugada de segunda-feira (1º), durante a 54ª Expofeira do Amapá. O animal chegou saudável e é fruto do primeiro parto de uma vaca jovem em exposição. O nascimento foi natural e sem complicações.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
O nome foi escolhido pelo público nas redes sociais. Exposita se tornou a segunda mascote da feira, nascendo menos de 24 horas após outra bezerra da mesma raça. Com os dois nascimentos, o rebanho da Fazenda Guarani, proprietária dos animais, passou a contar com 102 animais, entre vacas, touros e os novos filhotes.
Segundo o gerente da fazenda, Danilo Trajano, de 40 anos, o parto foi tranquilo e a mãe, com dois anos e meio, já demonstra instinto materno.
“Já dá para ver que é uma boa matriz leiteira, o que é muito importante para a fêmea. Ela tem um grande instinto materno, é uma novilha muito forte e saudável, que já está amamentando. Estamos monitorando com apoio da equipe veterinária para garantir que ambas continuem bem”, afirmou.
Leia também: Mascote da Expofeira: bezerra nasce durante evento no Amapá e encanta visitantes

Durante a visitação, a organização da feira orienta o público a evitar contato direto com os animais e não jogar alimentos nos currais, para preservar o bem-estar dos filhotes e garantir a segurança dos visitantes.
*Por Crystofher Andrade, da Rede Amazônica AP
Expofeira na Rede
A Expofeira na Rede tem o objetivo de valorizar e ampliar o impacto social, cultural, econômico e turístico da tradicional ExpoFeira do Amapá. É uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM), com apoio do Grupo Equatorial, Tratalyx e Governo do Amapá.
