Entenda porque prédios adoecem e como isso pode afetar sua vida

Em 2012, o Edifício Liberdade, localizado na cidade do Rio de Janeiro, desmoronou devido, entre outros fatores, a alterações indevidas na sua estrutura, tirando 22 vidas e destruindo o patrimônio de inúmeras pessoas. Segundo foi constatado posteriormente, obras indevidas, sem a análise ou o acompanhamento de um Engenheiro Civil, além da falta de manutenção foram os principais motivos para o desmoronamento. Em geral, casos assim ocorrem, principalmente, pela negligência em relação aos cuidados da “saúde” da edificação e da ausência de uma análise especializada, que poderiam facilmente identificar e evitar desastres como esse.

Segundo o engenheiro civil da empresa Opens external link in new windowQuartzo Engenharia Diagnóstica & Gerenciamento, Thiago Maron, um prédio pode ser comparado ao corpo humano. Ambos têm “sistemas” que regulam seu bom funcionamento. Por exemplo, o sistema estrutural de um prédio se assemelha ao esqueleto. Da mesma forma que cada sistema do corpo humano exige um médico com conhecimento específico, a análise da real situação dos sistemas construtivos de uma edificação deve ser feita por um profissional com formação adequada e conhecimento especializado para verificar o nível de manutenção e os riscos existentes aos usuários da edificação através de uma visão holística, ou seja, que analise cada item individualmente e como eles se interrelacionam.

Portanto, para garantir que a saúde da edificação esteja em seu melhor estado, é preciso que seja feita uma revisão geral no prédio, chamada de Inspeção Predial, de tempos em tempos. “De maneira geral, todo prédio precisa passar um check-up, da mesma forma que uma pessoa deve ir ao médico periodicamente. Em edificações mais novas, de até 20 anos, deve ser feita uma Inspeção Predial a cada 5 anos. Para prédios mais antigos, com mais de 20 anos, a recomendação é que a Inspeção seja feita a cada 2 ou 3 anos. Como se pode ver, é muito parecido com um corpo humano: quanto mais avançada a idade, maior a necessidade de ir ao médico, é exatamente essa análise que assegura uma longa vida tanto ao ser humano quanto ao edifício”, explica Maron.

Para facilitar o entendimento das similaridades entre um corpo humano e um prédio, o Portal Amazônia fez um infográfico relacionando os sistemas construtivos aos sistemas corporais, além de citar quais os principais problemas podem prejudicar os imóveis.

Quartzo Engenharia 

A Quartzo Engenharia Diagnóstica & Gerenciamento foi fundada em 2011 e é filiada ao Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Amazonas (Ibape-AM). Desde então, se especializou em análises e perícias de problemas em edifícios, casas e condomínios. A empresa realiza vistoria e inspeção da saúde e segurança de edificações, além de assessoria condominial, uma assessoria técnica voltada para questões de construção e engenharia civil. O serviço contempla também a análise de projetos de reforma e a fiscalização periódica de obras.

O escritório está localizado no Edifício Rio Negro Center, na sala nº 508, na Rua 24 de Maio, Centro. Para mais informações: (92) 3346-6818 ou atendimento@quartzoengenharia.com.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Árvores de florestas tropicais da Amazônia já sentem impactos climáticos, aponta estudo

Fruto de um amplo trabalho coletivo internacional, estudo conta com colaboração de 160 pesquisadores de vinte países.

Leia também

Publicidade