Eita Junino é a campeã do grupo Especial no Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas no São João no Parque Anauá 2025. Foto: Divulgação/Secom-RR
As agremiações que concorreram ao Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas no 32° São João no Parque Anauá mostraram que a tradição junina se mantém viva no Norte do país. Dividida em três grupos, a competição animou o público e o tão esperado resultado saiu na manhã deste domingo (27). No Grupo Especial a Eita Junino empatou com a Garranxê, tendo as duas tirado nota 10 em todos os quesitos, empatando também nos critérios de desempate.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
A disputa só foi decidida com a verificação das notas descartadas que consolidaram a Eita Junino vencedora do evento realizado pelo Governo de Roraima.





Larissa Thuany, diretora da Eita Junino, falou da emoção da vitória da agremiação que acumula a tríplice coroa, por conquistar o título municipal do Boa Vista Junina, o Concurso Nacional de Quadrilhas realizado em Canaã dos Carajás (PA) no início de julho, e agora o Estadual de Quadrilhas Juninas. “É todo o trabalho de vários anos de um grupo que é premiado agora”, frisou.
Em segundo lugar ficou a quadrilha Garranxê:





E em terceiro Amor Caipira:





Com o resultado, descem para o Grupo de Acesso a Escola Forrozão e a Xamego na Roça.
Grupo de Acesso
No Grupo de Acesso, a tradicional Coração Caipira se sagrou campeã e retorna ao Grupo Especial em 2026:





Em segundo lugar ficou a Namoro Caipira, que também sobe:





E em terceiro lugar a Evolução Junina:





Descem para o Grupo Emergente a Arrasta Pé e a Guerreiros de Jorge.
O presidente e animador da Coração Caipira, Sheull Chaves, se disse satisfeito com o resultado do concurso, fruto da união de todos os brincantes, diretoria e coordenadores. “Nós mostramos que nosso lugar é no Especial, pois sabemos da qualidade do trabalho que desenvolvemos”, afirmou.
Grupo Emergente
No Grupo Emergente, a disputa foi acirrada entre as quadrilhas, com a Coração Alegre se sagrando campeã e ganhando direito de subir ao Grupo de Acesso.





Quem também sobe é a Coração do Sertão, que ficou em segundo lugar.





A Beija Flor ficou em terceiro lugar e a quadrilha São Vicente ficou na quarta colocação.





A partir das 19h30, a Arena Junina do São João no Parque Anauá recebe a apresentação das campeãs do Concurso de Quadrilhas.
Critérios de avaliação
Nove quesitos foram avaliados durante as apresentações nos cinco dias do concurso. Cada quadrilha tinha um tempo mínimo de apresentação de 20 e de no máximo 35 minutos, para todos os grupos. Os critérios de julgamento foram definidos pelos grupos, em concordância com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).
No início da apuração, os presidentes das associações que representam os grupos concorrentes, a Federação Roraimense de Quadrilhas Juninas e a Associação Cangaceiros do Thianguá fizeram a escolha dos itens que seriam usados para o critério de desempate do concurso.
Saiba mais: Você sabe como funciona a avaliação das quadrilhas juninas no São João do Parque Anauá?
Vale lembrar que:
- as duas últimas Quadrilhas colocadas do grupo Especial caem para o grupo de Acesso;
- as duas primeiras colocadas do grupo de Acesso sobem para o grupo Especial;
- as duas últimas, do grupo de Acesso, caem para o grupo Emergente;
- e as duas primeiras colocadas do grupo Emergente sobem para o grupo de Acesso.
Segurança e diversão
Com um plano inédito de segurança integrada, o São João no Parque Anauá 2025, as forças de segurança estaduais, municipais e federais apresentaram resultados positivos desde o primeiro dia de evento.
Até a penúltima noite do evento, o resultado foi de uma festa segura, praticamente sem ocorrências, como observado pelo servidor público Joel Cunha: “A gente vê que realmente estão trabalhando e nos sentimos seguros no evento. Cada ano vem melhorando mais a segurança”.
Mais de 200 efetivos de forças de segurança estaduais e municipais atuaram tanto dentro quanto no entorno do parque, o que agiliza na identificação ágil e na contenção de ocorrências. “Estamos atuando com um efetivo robusto e um plano inédito de segurança integrada para o São João. A cada noite, 120 policiais militares reforçam o policiamento ostensivo em todo o parque, garantindo a proteção do público e rápida resposta às ocorrências. A presença das unidades especializadas tem sido fundamental para a fluidez e tranquilidade do evento”, ressaltou o tenente-coronel Everton Oliveira, chefe do Departamento de Planejamento Operacional da PMRR.
Como explicou a delegada Simone Arruda, que coordena as ações da PCRR no evento em conjunto com o delegado-geral adjunto da instituição, Luciano Silvestre, as atividades foram planejadas de forma integrada e preventiva entre os órgãos de segurança para garantir que o São João no Parque Anauá se tornasse um evento seguro e tranquilo para todo o público.
O Corpo de Bombeiros Militares de Roraima também elaborou um plano operacional para garantir a segurança durante o evento, com foco na prevenção de riscos, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e salvamento. Diariamente, 12 bombeiros atuam exclusivamente no local, com apoio de 64 militares em prontidão.
Para o secretário adjunto da a Sesp (Secretaria de Segurança Pública), Ellan Wagner, o São João no Parque Anauá destaca o uso da tecnologia como aliada nas ações preventivas e no monitoramento em tempo real do evento. “Contamos com o sistema de videomonitoramento transmitindo imagens e informações em tempo real para o nosso CICC [Centro Integrado de Comando e Controle]. Isso amplia a atuação das equipes de segurança e contribui para a realização de um evento muito mais seguro para toda a população”, reforçou.
Além da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Sesp, participam da operação integrada o Detran-RR (com 22 agentes e 7 viaturas), a Guarda Civil Municipal (com 66 agentes por noite), o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o Conselho Tutelar, a Vara da Infância e Juventude, a Polícia Federal e o Exército Brasileiro.
Segundo o agente de fiscalização de trânsito do Detran-RR, Roberto Cezário, a atuação do órgão durante o São João no Parque Anauá tem priorizado a segurança e a fluidez viária.
“Pedimos aos participantes que venham ao parque e escolham o motorista da vez. Se for consumir bebida alcoólica, entregue a direção a alguém que não tenha bebido. E, se estiver embriagado, chame um motorista de aplicativo, um amigo ou alguém de confiança. Mesmo após a saída do parque, a fiscalização continua, e, caso alguém seja flagrado dirigindo sob efeito de álcool, os procedimentos legais serão aplicados”, finalizou Cezário.
Arraial do Anauá 2025
O projeto Arraial do Anauá 2025, realizado pela Rede Amazônica Roraima, com apoio do Governo do Estado de Roraima, tem como objetivo promover a cultura e tradição junina da região com diversas ações pensadas em todos os públicos.