Prefeitura constrói terceiro ecoponto de Boa Vista e reforça compromisso com sustentabilidade

Unidade funcionará no bairro Caçari e vai contribuir na redução do impacto de resíduos em espaços urbanos.

Unidade em construção vai operar nos mesmos moldes das duas em funcionamento. Foto: Diane Sampaio/PMBV

Boa Vista avança com as políticas públicas voltadas à sustentabilidade, focando no descarte consciente de resíduos. A prefeitura está construindo o terceiro ecoponto da capital. A unidade vai funcionar no bairro Caçari, na zona Leste, no mesmo modelo dos equipamentos já existentes no Nova Cidade e Cidade Satélite.

Com uma área de 1.025,56 m², o novo ecoponto vai facilitar o acesso da população à coleta seletiva e reduzir o impacto de resíduos no meio ambiente urbano. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Sandro Barbot, a construção do terceiro ecoponto representa um avanço significativo na implementação da política pública de gestão municipal de resíduos, conforme Lei 2.004/ 2019.

Serão três equipamentos com mesmo padrão. Foto: Andrezza Mariot/PMBV

“Esse novo espaço vai facilitar o descarte correto de resíduos recicláveis por parte da população, evitando o acúmulo desses materiais nas ruas ou em terrenos baldios, prevenindo enchentes e a proliferação de doenças. Moradores da região poderão descartar os itens em um local adequado, sem precisar se deslocar para bairros mais distantes”, explicou.

Leia também: Prefeitura adquire drones e capacita técnicos para ampliar serviços a produtores e impulsionar a agricultura familiar

Destino correto de resíduos

Em funcionamento há um ano, juntos, os ecopontos da cidade já recolheram mais de 300 toneladas de resíduos, com a colaboração de moradores que entendem a importância desse espaço para a preservação do meio ambiente, limpeza e organização urbana da cidade. Os resíduos nos ecopontos são removidos regularmente pela empresa responsável pelo gerenciamento do local.

População vai poder contar com mais um equipamento. Foto: Diane Sampaio/PMBV

Vale ressaltar que todo o material coletado é destinado para empresas licenciadas que são responsáveis pelo gerenciamento correto dos resíduos, promovendo a reciclagem, reutilização, geração de renda e destinação adequada desses materiais.

Os ecopontos NÃO RECEBEM resíduos úmidos, como os que entram rapidamente em decomposição e atraem vetores, como animais mortos, restos de alimentos e resíduos domésticos.

Boa Vista conta com dois ecopontos em funcionamento. Foto: Andrezza Mariot/PMBV

O que pode ser descartado em um ecoponto?

Nos ecopontos podem ser descartados restos de galhadas e demais materiais recicláveis, como: sobras de construção civil, sofás inutilizados, geladeiras sem utilidade, plásticos, alumínio, vidro, entre outros tipos de resíduos secos que não estão contaminados ou sujos por substâncias orgânicas.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O que não pode ser descartado?

Resíduos úmidos, como os que entram rapidamente em decomposição e atraem vetores, não são aceitos. Por exemplo: animais mortos, restos de alimentos e resíduos domésticos, ou seja, todo material que possui substância orgânica.

Pilhas, pneus, lâmpadas, embalagens de agrotóxicos, baterias e outros materiais que contém composição química devem ser entregues nos diversos pontos de coleta de logística reversa espalhados pela cidade, como supermercados e shoppings.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade