Dados do Atlas da Violência de 2025, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apontam que estados da região amazônica concentram algumas das maiores taxas de homicídios femininos – feminicídios – do país.
Esse cenário evidencia a necessidade de ações integradas de prevenção, proteção e fortalecimento dos seus direitos.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Por isso, iniciativas voltadas ao acolhimento, à orientação e à autonomia feminina, tornam-se fundamentais para o enfrentamento da violência de gênero e para a promoção da dignidade e da cidadania. Tal como o promovido pela ONU Mulheres.
E também o Projeto Bella Causa, realizado pela Fundação Rede Amazônia (FRAM), que é uma dessas iniciativas que une conscientização, desenvolvimento social e sustentabilidade, com foco no apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade e violência.
O projeto atua como um instrumento de fortalecimento dos direitos das mulheres, promovendo informação, orientação e oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional, em diálogo com a rede de proteção existente. Por isso, dialoga com essa rede, reforçando a informação, o acolhimento e o fortalecimento das mulheres atendidas.
Neste contexto, saiba quais são os direitos das mulheres vítimas de violência doméstica:


Bella Causa
O Projeto Bella Causa surgiu da necessidade de oferecer suporte a mulheres que enfrentam violência doméstica, proporcionando oportunidades para que resgatem sua dignidade e busquem crescimento pessoal e profissional.
É uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM), com apoio da LB Construções e Engenharia, PauBrasil RR – materiais para construção e Governo de Roraima.
