4 dicas de saúde para aproveitar ao máximo os shows na 54ª Expofeira do Amapá

Para quem ainda vai curtir os próximos shows, manter a saúde em dia é essencial para aproveitar a Expofeira sem imprevistos.

Palco da Arena Rio Amazonas. Foto: Arthur Alves/GEA

A 54ª Expofeira do Amapá começou e com ela a maratona de shows e eventos culturais, esportivos e muito mais no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. A programação começou neste sábado (30), com atrações em dose dupla: Calcinha Preta e Limão com Mel, na Arena Rio Amazonas. Mas para quem ainda vai curtir os próximos shows, manter a saúde em dia é essencial para aproveitar sem imprevistos.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) preparou um guia rápido de orientações práticas com a colaboração do clínico geral, Luan Torrinha, que atua na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, para garantir que a diversão não vire dor de cabeça. Confira:

DICA 1: antes de sair de casa: alimentação leve e preparação física

Evite sair em jejum ou exagerar em comidas pesadas. Prefira refeições leves e nutritivas, como frutas, saladas, sucos naturais ou sanduíches integrais. Isso evita indisposição durante os shows.

Além disso, fazer um alongamento simples pode ajudar os músculos a suportarem melhor o tempo em pé ou sentado na arena. “É uma dica simples, mas que faz toda a diferença. Previne dores e até cãibras”, diz o médico.

DICA 2: conforto, proteção e hidratação são essenciais na arena

Quem costuma chegar cedo para garantir um bom lugar sabe que o calor e o movimento podem desgastar rápido. Para driblar isso, roupas leves, sapatos confortáveis, chapéu e protetor solar são indispensáveis.

“A dica de ouro, no entanto, é a hidratação. Leve sua garrafinha e beba água regularmente, principalmente se estiver consumindo bebidas alcoólicas. Álcool e calor desidratam muito rápido. Por isso, alterne o consumo com água e evite exageros e misturar bebida alcoólica com energéticos”, reforça o clínico.

Se for beber, nada de dirigir depois. Priorize transporte por aplicativo, táxi ou carona de amigos.

DICA 3: cuidado com os ouvidos e com a higiene pessoal

A empolgação é grande, mas atenção ao volume: evite ficar colado nas caixas de som. Além de garantir sua segurança auditiva, você poderá curtir melhor a música sem sair com aquele zumbido chato no ouvido.

A higiene também é parte do autocuidado: use álcool em gel, leve lenços umedecidos e, sempre que possível, lave as mãos. Evita contaminações e garante mais bem-estar no dia seguinte.

DICA 4: depois do show, o descanso é saúde

Chegou em casa? Nada de ir direto dormir com fome. Faça um lanche leve, tome um banho e se prepare para uma boa noite de sono. “Dormir bem é essencial para recuperar as energias e continuar aproveitando a programação nos dias seguintes”, completa o clínico geral.

E se sentir qualquer mal-estar como tontura, fraqueza ou dor forte, procure imediatamente o posto médico do evento.

Saúde na Expofeira

Para garantir total assistência ao público, a Sesa organizou dois pontos fixos de atendimento de urgência e emergência, funcionando diariamente, das 18h até o encerramento da programação. Cerca de 25 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos, estarão de plantão. A estrutura terá ainda leitos de observação e atendimento farmacêutico.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atuará com duas ambulância de prontidão: uma Unidade de Suporte Avançado (USA) equipada como UTI móvel, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor; e uma Unidade de Suporte Intermediário (USI), destinada a atendimentos clínicos, estabilização e encaminhamentos a rede hospitalar.

Já o programa Mais Sorriso, coordenado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, levará saúde bucal com consultas odontológicas gratuitas aos trabalhadores rurais. Os atendimentos ocorrerão das 9h às 13h, e contarão com trailers modernos, além de uma equipe de profissionais especialistas. Durante à noite, haverá atividades educativas com orientações lúdicas ao público infantil.

Expofeira na Rede

A Expofeira na Rede tem o objetivo de valorizar e ampliar o impacto social, cultural, econômico e turístico da tradicional ExpoFeira do Amapá. É uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM), com apoio do Grupo Equatorial, Tratalyx e Governo do Amapá.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade