6 dicas de nutricionista para manter o equilíbrio e aproveitar a 54ª Expofeira do Amapá

A nutricionista Tássia Ferreira destaca escolhas que garantem bem-estar para aproveitar algumas das mais de 130 opções gastronômicas da Expofeira.

Foto: Aog Rocha/Arquivo Secom AP

Com negócios, comida boa, música e diversão, a 54ª Expofeira do Amapá segue até o dia 7 de setembro no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Para os apaixonados pela culinária regional, são mais de 130 opções na praça de alimentação.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Com tantas opções, a nutricionista Tássia Ferreira, que atua no Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), compartilhou algumas dicas práticas de como saborear cada momento, sem culpa e com mais bem-estar.

Tássia Ferreira, nutricionista da Sesa - dicas pra expofeira

“Como são vários dias de Expofeira, a melhor dica é não tentar consumir tudo de uma vez. Vá experimentando aos poucos: em um dia, um sanduíche; no outro, uma chapa ou um doce. Faça uma boa base alimentar durante o dia e permita-se aproveitar a culinária local como uma refeição livre. A ideia é manter o equilíbrio, sem deixar de curtir a festa”, orienta Tássia.

Para quem vai curtir a feira cedo e ficar até a hora dos shows, a nutricionista recomenda começar o dia com refeições leves, ricas em frutas, vegetais e proteínas. Isso prepara o organismo para uma noite de maior variedade alimentar. “Evite alimentos muito pesados antes de ir ao evento, para não comprometer a digestão”, completa.

Confira dicas simples para manter a saúde na 54ª Expofeira do Amapá:

  • Mantenha-se bem hidratado, especialmente no calor. Se for consumir bebidas alcoólicas, intercale com água e reponha minerais;
  • Vá com calma no álcool. Uma cerveja gelada ou um drink são bem-vindos, mas o excesso pode causar mal-estar, desidratação e atrapalhar a festa no dia seguinte;
  • Energia no alto: não misture bebida alcoólica com energéticos, que podem acelerar a frequência cardíaca e aumentar a pressão arterial;
  • Opte por sucos naturais, que hidratam e oferecem nutrientes.
  • Se tiver alguma restrição alimentar, tente equilibrar bem suas refeições ao longo do dia, para poder aproveitar com mais liberdade o que desejar no evento.
  • Movimente-se! Caminhar pelo evento já é uma forma de manter o corpo ativo.
  • E, claro, não subestime o poder de uma boa noite de sono. Dormir bem ajuda na digestão, no humor e dá energia para aproveitar todos os dias da Expofeira.

A nutricionista Tássia Ferreira finaliza dizendo que sim, é possível aproveitar tudo o que o a 54ª Expofeira do Amapá tem a oferecer com consciência.

“Com equilíbrio e consciência, é possível saborear desde um lanche rápido até aquele churrasco suculento ou o vatapá feito com carinho, sem deixar de lado a saúde e o bem-estar”, destaca.

Leia também: 11 dúvidas e respostas sobre a 54ª Expofeira do Amapá

Expofeira na Rede

A Expofeira na Rede tem o objetivo de valorizar e ampliar o impacto social, cultural, econômico e turístico da tradicional ExpoFeira do Amapá. É uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM), com apoio do Grupo Equatorial, Tratalyx e Governo do Amapá.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade