Cuidar Além do Curar: painel na Glocal Amazônia reúne profissionais da saúde

Foram debatidos temas como o saber técnico aliado ao cuidado ancestral e a alegria como ferramenta de cuidado.

Durante os três dias da programação Glocal Experience Amazônia, entre 26 e 28 de agosto, em Manaus (AM), debates, painéis e diálogos em diversos formatos foram oferecidos no Palco Glocal, situado nas dependências internas do Hotel Juma Ópera. A ideia central é ocupar o Centro Histórico da cidade com conteúdos e presenças que inspirem a população a enxergar a região de uma maneira global, a partir de soluções locais.

Na programação de sábado (26), no Palco Glocal, a ativista e liderança política Vanda Witoto foi uma das palestrantes e conversou com um público interessado em conhecer e ouvir o conhecimento ancestral que a técnica em enfermagem possui. Vanda ocupa noticiários mundiais e trouxe atenção ao bairro indígena Parque das Tribos com seu ofício na saúde. Ela também atua como educadora e mobiliza uma marca de moda chamada ‘Ateliê Derequine’, feita por mulheres indígenas da comunidade.

Neste mesmo palco, a também palestrante Vera Cordeiro esteve presente. Ela é empreendedora social e médica, além de ser fundadora e presidente do conselho da Brazil Child Health, focado na atenção básica em saúde para crianças. 

Outro palestrante deste palco é Eugênio Scannavino, fundador do projeto Saúde e Alegria. Do Amazonas, Jakeliny Bastazini, presidente voluntária do Grupo de apoio à criança e adolescente com câncer do Amazonas (GACC-AM), também integrou a conversa.

Sobre a Glocal Experience Amazônia

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus são 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.

A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Arte rupestre amazônica: ciência que chega junto das pessoas e vira moda

Os estudos realizados em Monte Alegre, no Pará, pela arqueóloga Edithe Pereira, já originaram exposições, cartilhas, vídeos, sinalização municipal, aquarelas, história em quadrinhos e mais,

Leia também

Publicidade